Sunday, June 03, 2018

Reflexão do dia


FALTA DE CONVICÇÃO
Jonathan Safran Foer narra no livro “Comer animais” que, quando garoto, era vidrado em galinha com cenoura, único prato que a avó sabia preparar. Quando fez a descoberta de que se tratava de um ser vivo, teve instintiva reação de repúdio, posto que não tão radical. Recusou-se a comer carne, mas somente em público. Grande coisa! Depois... Bem, depois... Perdeu a inocência e passou a ser tão carnívoro, privada ou publicamente, como todo o mundo. Vegetariano? Nem pensar! Em certo trecho do livro Foer escreve: “Mark Twain disse que parar de fumar era uma das coisas mais fáceis de se fazer; ele fazia isso o tempo todo. Eu acrescentaria o vegetarianismo à lista das coisas fáceis”. Ou seja, daquelas que a gente larga centenas de vezes. E que retoma outro tanto, claro, por falta de convicção (e por gula, naturalmente)..

@@@


DESAFIO E PROPOSTA


Meu desafio está atrelado à proposta que tenho a fazer. Explico. Diz-se que a internet dá visibilidade a escritores e facilita negócios. É isso o que quero conferir. Tenho um novo livro, dos mais oportunos para um ano como este, de Copa do Mundo de Futebol. Seu título é: “Copas ganhas e perdidas”. Trata-se de um retrospecto de mundiais disputados pelo Brasil (que disputou todos, por sinal), mas não sob o enfoque do profissional de imprensa que sou, mas de um torcedor. É um livro simultaneamente autobiográfico e histórico, que relata como e onde acompanhei cada Copa do Mundo, de 1950 a 2014, da minha infância até meus atuais 75 anos de idade. Meu desafio é motivar alguma editora a publicá-lo, sem que eu precise ir até ela e nem tenha que contar com algum padrinho, apenas pela internet, e sem que eu tenha que bancar a edição (já que não tenho recursos para tal). Insistirei nesta tentativa até que consiga êxito, todos os dias, sem limite de tempo. Basta que a eventual editora interessada (e espero que alguma se interesse, pois o produto é de qualidade) entre em contato comigo no inbox do Facebook ou pelo e-mail pedrojbk@gmail.com. A proposta e o desafio estão lançados. Acredito que serei bem sucedido!!!

@@@

CITAÇÃO DO DIA:

Obrigação de criar

Ah!, só uma vez, por uma única noite como aquela, não ser artista, ser apenas homem! Escapar uma só vez da maldição que ressoava em seu ouvido, dizendo: "Você não tem o direito de viver, precisa criar! Não deve amar, mas saber!".

(Thomas Mann, livro "Os Famintos e Outras Histórias").


Acompanhe-me pelo twitter: @bondaczuk
  

No comments: