Monday, June 11, 2018

Reflexão do dia


ESTAMOS PRÓXIMOS, MAS ESTAMOS A UMA DISTÂNCIA INCOMENSURÁVEL...”
Nos últimos tempos, nos anos que antecederam sua morte, ocorrida em 30 de abril de 2011, Ernesto Sábato parecia ausente do mundo, imerso em mutismo e solidão. Passava semanas, quando não meses, sem falar com ninguém, como que mergulhado em lembranças. Se pensava em algo ou não, ninguém saberia dizer. Fragilizado, como estava, bastou uma simples bronquite para determinar o seu “fim de linha”. Nesses momentos de mutismo, vendo a morte se aproximar, é muito provável que tenha constatado o quão verdadeira foi sua própria afirmação, anos antes, em um de seus memoráveis textos, a propósito da solidão: “Estamos próximos, mas estamos a uma distância incomensurável; estamos próximos, mas estamos sós”. E não estamos?! Infelizmente, sim!!!

@@@


DESAFIO E PROPOSTA


Meu desafio está atrelado à proposta que tenho a fazer. Explico. Diz-se que a internet dá visibilidade a escritores e facilita negócios. É isso o que quero conferir. Tenho um novo livro, dos mais oportunos para um ano como este, de Copa do Mundo de Futebol. Seu título é: “Copas ganhas e perdidas”. Trata-se de um retrospecto de mundiais disputados pelo Brasil (que disputou todos, por sinal), mas não sob o enfoque do profissional de imprensa que sou, mas de um torcedor. É um livro simultaneamente autobiográfico e histórico, que relata como e onde acompanhei cada Copa do Mundo, de 1950 a 2014, da minha infância até meus atuais 75 anos de idade. Meu desafio é motivar alguma editora a publicá-lo, sem que eu precise ir até ela e nem tenha que contar com algum padrinho, apenas pela internet, e sem que eu tenha que bancar a edição (já que não tenho recursos para tal). Insistirei nesta tentativa até que consiga êxito, todos os dias, sem limite de tempo. Basta que a eventual editora interessada (e espero que alguma se interesse, pois o produto é de qualidade) entre em contato comigo no inbox do Facebook ou pelo e-mail pedrojbk@gmail.com. A proposta e o desafio estão lançados. Acredito que serei bem sucedido!!!

@@@

CITAÇÃO DO DIA:

Arte e ciência 

Arte sem ciência é pobreza, mas ciência sem arte é barbárie.

***

Origem da comédia 

Dionísio...representava a uva, como Demeter representava o trigo. Do mesmo modo que outros deuses vegetais, Dionísio morria e retornava, como fazem as plantas. Suas festas consistiam na representação do drama da sua morte e ressurreição. De tais cerimônias brotaram o teatro de Dionísio e os dramas de Ésquilo, Sófocles e Eurípides, de fundo religioso. E mais tarde a comédia – palavra que procede da festa fálica chamada Comus e dos cantos sexuais (oidos) – com-edia.

***

Origem da tragédia 

Quando os deuses-animais começaram a ser substituídos por homens, Dionísio tomou o posto do bode sagrado, mas o povo não esqueceu sua origem. Não só lhe sacrificavam um bode, como freqüentemente o figuravam sob forma caprina – e um dos seus nomes era "O Bode". Os que o levavam em procissão traziam máscaras de bode, donde saiu o nome grego da tragédia – trag-oidos, canto do bode.

***

Beleza frágil 

A beleza é penosa de ser criada e fácil de ser destruída.

(Will Durant, livro: "Filosofia da Vida").




Acompanhe-me pelo Twitter: @bondaczuk
  



No comments: