Tuesday, June 26, 2018

Reflexão do dia


O QUE É LIDERANÇA E COMO EXERCÊ-LA

Liderança, para que fique claro, é o processo de conduzir um grupo de pessoas, transformando-o numa equipe para gerar resultados. Até aí, eu não disse muita coisa. Devo acrescentar, pois, que liderar é contar com a habilidade de motivar, de influenciar e de extrair o máximo de capacidade e eficiência dos liderados. Como? No grito? Com ameaças? Instituindo alguma escala de prêmios e castigos, conforme o desempenho? Não, não e não!!! O líder que merece, de fato, essa designação é o que extrai o máximo de seus liderados de forma ética e positiva, de sorte que contribuam, “por vontade própria” (e este é o seu distintivo e diferencial), para o alcance dos objetivos pretendidos. Portanto, não manda, induz. Não ordena, sugere. Não exige, dá o exemplo. E no que o líder se diferencia do chefe? Em tudo. Chega a ser até surpreendente e estranho que ambos venham a ser confundidos (e são). O chefe é apenas a pessoa encarregada por um superior na escala hierárquica para determinada tarefa à frente de um grupo. Este sim recebe, mediante delegação, autoridade para mandar e exigir. Ou seja, ordena, não dialoga. Manda e exige ser obedecido. Conforme o caso, não aceita a menor contestação dos subordinados. Afinal, os resultados da atuação do grupo que chefia serão cobrados dele por seus superiores.

@@@



PESCA EM ÁGUAS TURVAS

Prosseguindo em minha tentativa de “pesca em águas turvas”, tenho uma nova proposta a fazer às editoras. Diz-se que a internet dá visibilidade a escritores e facilita negócios. É isso o que venho tentando, há algum tempo, conferir. Tenho mais um livro, absolutamente inédito, a oferecer. Seu título é: “Dimensões infinitas”, que reúne 30 ensaios sobre temas dos mais variados e instigantes. Abordo, em linguagem acessível a todos, num estilo coloquial, assuntos tais como as dimensões do universo (tanto do macro quanto do microcosmo), o fenômeno da genialidade, a fragilidade dos atuais aparatos de justiça, o mito da caverna de Platão, a secular busca pelo lendário Eldorado, o surgimento das religiões, as tentativas de previsão do futuro e as indagações dos filósofos de todos os tempos sobre nossa origem, finalidade e destino, entre outros temas. É um livro não somente para ser lido, mas, sobretudo, para ser refletido. Meu desafio continua sendo o mesmo de quando iniciei esta tentativa de “pesca em águas turvas”. Ou seja, é o de motivar alguma editora a publicá-lo, sem que eu precise ir até ela e nem tenha que contar com algum padrinho, mas apenas pela internet, e sem que eu precise bancar a edição (já que não tenho recursos para tal). Insistirei nesta tentativa todos os dias, sem limite de tempo. Para fecharmos negócio, basta que a eventual editora interessada (e espero que alguma se interesse, pois o produto é de qualidade) entre em contato comigo no inbox do Facebook ou pelo e-mail pedrojbk@gmail.com. Quem se habilita?


@@@

CITAÇÃO DO DIA:


Significação estética 

A vida material e espiritual do artista (...) alcança a significação estética de sua obra, não pela identificação, mas pela sua inserção no mundo da composição, o qual, por sua vez, se insere na historicidade da arte.

(Mário Curvello).



Acompanhe-me pelo twitter: @bondaczuk

No comments: