Saturday, June 16, 2018

DIRETO DO ARQUIVO - A ordem é exportar


A ordem é exportar


Pedro J. Bondaczuk


A economia brasileira tem uma dependência excessiva de investimentos externos, que nem sempre são feitos nos setores em que o País mais precisa, e que apresentam fortes oscilações. Ora são fartos, ora mínguam. E seu critério segue a lógica capitalista: é o da maior rentabilidade.

O Brasil precisa exportar mais manufaturados, e não apenas no âmbito do Mercosul, mas abrindo novos mercados, onde houver possibilidade de colocação dos nossos produtos.

Vários economistas têm observado a falta de agressividade das nossas empresas no que diz respeito às exportações. Em geral, elas esperam que os "outros" comprem nossas mercadorias e não fazem muito esforço (às vezes até nenhum) para vender.

O País somente ficará a salvo de sustos, como os provocados pelo fracasso econômico dos "tigres asiáticos", quando depender o mínimo possível de capitais alheios. Para isso, a ordem, em 1998, deve ser a de exportar, exportar e exportar. Há tempos nossas vendas externas de manufaturados vêm "patinando", tendo discretas elevações, mas muito aquém do crescimento das importações. Estamos recuando no tempo e voltando ao período em que adquiríamos de tudo no Exterior e vendíamos, a rigor, apenas nosso café.

(Editorial número dois, publicado na página 2, Opinião, do Correio Popular, em 30 de dezembro de 1997).


Acompanhe-me pelo twitter: @bondaczuk



No comments: