Wednesday, June 27, 2018

Reflexão do dia


PRINCIPAIS DIFERENÇAS ENTRE O LÍDER E O CHEFE

O chefe é escolhido por alguém, já o líder emerge naturalmente na organização (ou numa sociedade) de forma espontânea. Não se forma, é inato. Sua personalidade e autoridade moral são tão grandes, que ninguém sequer discute sua liderança. Esta impõe-se natural e espontaneamente. As pessoas seguem-no não por serem obrigadas a tal, ou por temerem-no, mas por confiarem nele. São capazes, se preciso, de confiar (e confiam mesmo) as próprias vidas às suas mãos. Muitos confundem, por outro lado, governantes, escolhidos pelo povo (ou que assumem o poder pela força das armas, o que é mais trágico), atribuindo-lhes suposta capacidade de liderança nacional. Vários deles, ao longo da história, já conduziram (e há os que ainda conduzem) populações inteiras a catastróficas e estúpidas guerras. Deveriam se conscientizar da gravidade de seus atos, mas não se conscientizam. Precisariam ter noção das desgraças que vão causar, mas não têm. Deveriam entender (mas não entendem) a real natureza do poder que lhes é outorgado (ou que usurpam). Necessitariam ter em mente o todo, e se conscientizar que o período que vivem é mero segmento de algo muito maior, infinitamente mais amplo, que é o eterno.

@@@


PESCA EM ÁGUAS TURVAS


Prosseguindo em minha tentativa de “pesca em águas turvas”, tenho uma nova proposta a fazer às editoras. Diz-se que a internet dá visibilidade a escritores e facilita negócios. É isso o que venho tentando, há algum tempo, conferir. Tenho mais um livro, absolutamente inédito, a oferecer. Seu título é: “Dimensões infinitas”, que reúne 30 ensaios sobre temas dos mais variados e instigantes. Abordo, em linguagem acessível a todos, num estilo coloquial, assuntos tais como as dimensões do universo (tanto do macro quanto do microcosmo), o fenômeno da genialidade, a fragilidade dos atuais aparatos de justiça, o mito da caverna de Platão, a secular busca pelo lendário Eldorado, o surgimento das religiões, as tentativas de previsão do futuro e as indagações dos filósofos de todos os tempos sobre nossa origem, finalidade e destino, entre outros temas. É um livro não somente para ser lido, mas, sobretudo, para ser refletido. Meu desafio continua sendo o mesmo de quando iniciei esta tentativa de “pesca em águas turvas”. Ou seja, é o de motivar alguma editora a publicá-lo, sem que eu precise ir até ela e nem tenha que contar com algum padrinho, mas apenas pela internet, e sem que eu precise bancar a edição (já que não tenho recursos para tal). Insistirei nesta tentativa todos os dias, sem limite de tempo. Para fecharmos negócio, basta que a eventual editora interessada (e espero que alguma se interesse, pois o produto é de qualidade) entre em contato comigo no inbox do Facebook ou pelo e-mail pedrojbk@gmail.com. Quem se habilita?

@@@

CITAÇÃO DO DIA:

Arquitetura que detesta 

Ó bela, dos céus infinitos, dos louros trigais ondulantes, existirá outro lugar na Terra em que tanta gente rica e poderosa tenha pago e tolerado tanta arquitetura que detesta do que dentro de suas fronteiras? Duvido seriamente. Toda criança vai à escola em um prédio que parece a cópia xerox de um armazém atacadista de peças de reposição. (...) Toda casa de verão de 900 mil dólares construída nas matas de Michigan ou nas praias de Long Island tem tantas grades tubulares, rampas, escadas circulares em metal fresado, painéis industriais de vidro plano, baterias de lâmpadas de tungstênio halógeno e cilindros brancos que mais parece uma refinaria de inseticida. (...) Toda grande firma de advocacia em Nova York se muda sem um ai sequer de protesto para um edifício de escritório tipo "caixa de vidro" com laje de concreto por teto de 2,38 metros de altura e paredes de gesso e corredores mínimos --- e depois contratam um decorador e lhe entregam um orçamento de centenas de milhares de dólares para transformar esses quadrados e cubos mesquinhos numa fantasia horizontal de palacete inglês da Restauração.

***

Ponto de partida 

A partir de 1945 os nossos plutocratas, burocratas, presidentes de faculdades sofrem uma mudança inexplicável. Tornam-se inseguros, reticentes. De repente, estão prontos a aceitar aquele copo de água gelada na cara, aquele tapa revigorante na boca, aquela reprimenda pelo excesso de gordura em sua alma burguesa, conhecida como arquitetura moderna.

(Tom Wolfe, livro "Da Banhaus ao Nosso Caos").


Acompanhe-me pelo twitter: @bondaczuk,

No comments: