Saturday, June 02, 2018

Reflexão do dia


APESAR DE SER CARNÍVORO INVETERADO, COMER ANIMAIS É COISA QUE AINDA ME INCOMODA
Uma das experiências pessoais que Jonathan Safran Foer narra, em seu livro “Comer animais”, tem muito a ver com a minha própria, pessoal. Quando garotinho, de uns quatro anos de idade, eu adorava comer galinha com polenta, receita que minha mãe preparava bem como poucos. Naquela época, não me dava conta que aquela carne que tanto apreciava era proveniente de um ser vivo, daquelas aves que ciscavam no quintal e abasteciam a família de ovos. Não associava uma coisa à outra. Fiquei horrorizado quando, certo dia, pilhei minha mãe cortando o pescoço de uma galinha bem gordinha. Foi aí que me caiu a ficha. Levei uns seis meses sem comer carne. Essa determinação, todavia, foi embora, com o passar do tempo e com a perda da inocência. Hoje, sou carnívoro dos mais vorazes, desses que não conseguem passar um fim de semana sem um lauto churrasco (pudera, sou gaúcho!). E ao longo da semana, bifes acebolados são presenças obrigatórias no cardápio das refeições. Mas esse nosso aspecto animal, nem por isso, deixa de me incomodar. Vai incomodar sempre.

@@@


DESAFIO E PROPOSTA


Meu desafio está atrelado à proposta que tenho a fazer. Explico. Diz-se que a internet dá visibilidade a escritores e facilita negócios. É isso o que quero conferir. Tenho um novo livro, dos mais oportunos para um ano como este, de Copa do Mundo de Futebol. Seu título é: “Copas ganhas e perdidas”. Trata-se de um retrospecto de mundiais disputados pelo Brasil (que disputou todos, por sinal), mas não sob o enfoque do profissional de imprensa que sou, mas de um torcedor. É um livro simultaneamente autobiográfico e histórico, que relata como e onde acompanhei cada Copa do Mundo, de 1950 a 2014, da minha infância até meus atuais 75 anos de idade. Meu desafio é motivar alguma editora a publicá-lo, sem que eu precise ir até ela e nem tenha que contar com algum padrinho, apenas pela internet, e sem que eu tenha que bancar a edição (já que não tenho recursos para tal). Insistirei nesta tentativa até que consiga êxito, todos os dias, sem limite de tempo. Basta que a eventual editora interessada (e espero que alguma se interesse, pois o produto é de qualidade) entre em contato comigo no inbox do Facebook ou pelo e-mail pedrojbk@gmail.com. A proposta e o desafio estão lançados. Acredito que serei bem sucedido!!!

@@@

CITAÇÃO DO DIA:

Permanência da arte 

As hipóteses científicas são excelentes num dado momento, até que outras as substituem. A medicina e a tecnologia progridem. Mas a arte nem progride nem regride. Sófocles, Shakespeare são sempre novos. Não se pode dizer que Anouilh, por ser mais moderno, ultrapassa Shakespeare. Verdadeira tradição é o que se chamou vanguarda.

(Eugène Ionesco, IstoÉ, 11 de agosto de 1982).


Acompanhe-me pelo twitter: @bondaczuk
  




No comments: