Monday, June 18, 2018

DIRETO DO ARQUIVO - Vendas de Natal surpreendem


Vendas de Natal surpreendem


Pedro J. Bondaczuk


O comércio tem pouco a reclamar deste Natal. Pelo menos as vendas não foram tão ruins quanto os comerciantes imaginavam, depois da edição do pacote e principalmente após a elevação das taxas de juros, que inibiram o crediário. Um balanço, ainda preliminar --- com dados que portanto podem ser maiores --- dá conta que as lojas de São Paulo faturaram apenas 4% a menos do que no mesmo período do ano passado.

Mesmo essa pequena queda pode diluir-se ainda mais, e até significar um aumento real de vendas, se for levado em conta que os consumidores optaram por fazer compras à vista. Fica descartado, portanto, o fantasma da inadimplência.

Em Campinas, as estimativas são mais modestas, embora melhores do que as previsões que vinham sendo feitas há apenas duas semanas. São de uma queda em torno de 10% em relação às vendas de 1996.

Como sempre, o brasileiro deixou para comprar na última hora. Superlotou as lojas e os shoppings às vésperas do Natal. Muitos, inclusive, não encontraram os presentes que tinham em mente, já que os comerciantes trabalharam com estoques reduzidos. Provavelmente perderam. Caso fossem mais otimistas, poderiam ter faturamento muito maior, mesmo o consumidor tendo optado por presentes de R$ 30 em média. Essa mesma surpresa positiva pode se repetir em relação às sombrias previsões para 1998. É esperar para ver.


(Editorial número dois, publicado na página 2, Opinião, do Correio Popular, em 29 de dezembro de 1997).


Acompanhe-me pelo twitter: @bondaczuk



No comments: