Thursday, June 07, 2018

DIRETO DO ARQUIVO - Vencendo desafios


Vencendo desafios


Pedro J. Bondaczuk


O jornal Campinas Hoje atinge, nesta edição, um marco histórico em sua trajetória. Superando toda a sorte de obstáculos e de dificuldades, naturais em um País mergulhado em profunda crise --- não apenas econômica e social, mas sobretudo de valores --- com constância, idealismo, ética e muito trabalho, atingimos um ano de contínua circulação, com os olhos voltados para o futuro.

A sensação que temos é a do dever cumprido. É de havermos alcançado plenamente os objetivos a que nos propusemos desde o início desta utópica caminhada. Ou seja, o de fazer um jornalismo íntegro, honesto, responsável, inteligente e imparcial, tendo como parâmetros a justiça e a verdade.

Tivemos, temos e sempre teremos por norma fundamental o absoluto e irrestrito respeito por você, querido leitor, e por você, caro anunciante, parceiros e cúmplices nessa empreitada. Sem sua participação e confiança, nada do que fizemos teria sido possível.

Sentimo-nos orgulhosos e envaidecidos pelo tanto que já conseguimos, mas sem nunca perder de vista a necessidade de sempre progredir, de crescer, de melhorar e de, acima de tudo, acompanhar a vertiginosa, constante e quase diária evolução técnica e conceitual dos meios de comunicação.

Embora satisfeitos com o que já conseguimos realizar ao longo deste um ano de lutas e de vitórias, queremos mais, muito mais. Não pretendemos, e não vamos, parar no tempo. Vamos dinamizar o noticiário, trazer à baila novas questões do interesse da família e da comunidade, abrir mais espaço para diversas correntes de opinião e estimular o debate sadio e de alto nível.

A cultura e o lazer também serão trazidos até você, em uma linguagem moderna, dinâmica, inteligente, ágil e acessível a todas as camadas da população, para divulgar e incentivar a produção dos nossos artistas e intelectuais. Estaremos, como sempre estivemos, atentos para detectar todos os principais problemas da nossa cidade, sugerindo, sempre que possível, as respectivas soluções.

Manteremos um canal permanentemente aberto para que a população exponha seus reclamos e ansiedades. Tudo isso, porém, sem abrir mão do nosso compromisso fundamental: o da permanente e contínua vigilância, tendo em vista, sobretudo, os legítimos interesses da população e a intransigente defesa das grandes causas da cidadania, como a segurança, a saúde, a educação, a ordem institucional e o desenvolvimento econômico pleno, com justiça social, entre outros.

Jamais nos deixaremos levar (como nunca nos deixamos) pela tentação da manchete fácil mas irresponsável ou pelo sensacionalismo barato, que nada constrói, mas que somente gera confusão e inquietações. Seremos, isto sim, diligentes colaboradores do Poder Público, sempre que este atuar em consonância com os legítimos interesses da população, para a resolução das grandes questões que atormentam e assustam os campineiros.

Para isso, contamos com o seu apoio e a sua fidelidade, querido leitor e caro anunciante, que nunca nos faltaram neste um ano de vitoriosa trajetória, para juntos comemorarmos, não somente o segundo, o quinto, o décimo, ou o vigésimo aniversários do nosso Campinas Hoje, mas muitos mais. Juntos, com certeza, nós vamos chegar lá!

(Editorial publicado na página 2, Opinião, do jornal Campinas Hoje, em 4 de outubro de 2001).

Acompanhe-me pelo twitter: @bondaczuk

No comments: