Sunday, June 17, 2018

DIRETO DO ARQUIVO - Automação e emprego


Automação e emprego


Pedro J. Bondaczuk


A evolução tecnológica tende a fechar milhares, quiçá  milhões, de vagas profissionais na indústria. O acirramento da competição internacional, com a globalização da economia, força as fábricas a se automatizarem, para produzir mais, melhor e com menos mão de obra. Um dos setores onde isso já se verifica, e tende a se acentuar, é o automobilístico.

O livro "De JK a FHC --- A Reinvenção dos Carros", de Glauco Arbix e Mauro Zilbovicius, revela, por exemplo, que as montadoras instaladas no Brasil vão eliminar, nos próximos três anos, cerca de 30 mil dos atuais 106 mil empregos diretos do setor.

Nem a entrada no País de doze novas marcas de automóveis, até o ano 2000 --- além da construção de novas unidades por parte da General Motors, da Fiat e da Volkswagen --- vai reverter esse quadro. Está prevista, para dentro de três anos, a produção de 2,5 milhões de veículos, com 90 mil trabalhadores. No ano passado foram produzidos pouco mais de 2 milhões, com 106 mil operários.

Daí dizer-se que os empregos do futuro vão estar concentrados basicamente em serviços. A sociedade depende da criação de novas necessidades, mesmo que supérfluas. Só assim a economia poderá caminhar. Esse é o grande desafio para próximo milênio: descobrir formas de ocupar alguns bilhões de pessoas mundo afora.

(Editorial número dois publicado na página 2 do Correio Popular em 19 de janeiro de 1998).



Acompanhe-me pelo twitter: @bondaczuk

No comments: