Thursday, June 07, 2018

Reflexão do dia


TAMBÉM ESTOU CONVENCIDO DE QUE “TODA UNANIMIDADE É BURRA”
Apesar de legar à posteridade uma sólida obra literária, de cerca de 40 livros, Ernesto Sábato não se constituiu, propriamente, em unanimidade, nem em seu país, a Argentina, e nem fora dele. Talvez a razão seja que os que lhe fazem restrições não leram com a devida atenção (ou sequer leram) o que escreveu. Isso acontece com maior frequência do que se possa supor. Talvez os que não o apreciam tenham interpretado de forma equivocada suas ideias, embora ele as tenha exposto com clareza e sem nenhuma ambiguidade. Por que não?. Sabe-se lá, pois, qual a razão de não apreciá-lo! Da minha parte, coloco-o no mesmo patamar de Jorge Luís Borges, que tenho como meu “guru” espiritual, cujas ideias e colocações exerceram e exercem poderosa influência sobre o que penso e o que escrevo. Ademais, como costumava dizer o saudoso jornalista Nelson Rodrigues (e a cada dia convenço-me muito mais de se tratar de um fato), “toda unanimidade é burra”.

@@@


DESAFIO E PROPOSTA


Meu desafio está atrelado à proposta que tenho a fazer. Explico. Diz-se que a internet dá visibilidade a escritores e facilita negócios. É isso o que quero conferir. Tenho um novo livro, dos mais oportunos para um ano como este, de Copa do Mundo de Futebol. Seu título é: “Copas ganhas e perdidas”. Trata-se de um retrospecto de mundiais disputados pelo Brasil (que disputou todos, por sinal), mas não sob o enfoque do profissional de imprensa que sou, mas de um torcedor. É um livro simultaneamente autobiográfico e histórico, que relata como e onde acompanhei cada Copa do Mundo, de 1950 a 2014, da minha infância até meus atuais 75 anos de idade. Meu desafio é motivar alguma editora a publicá-lo, sem que eu precise ir até ela e nem tenha que contar com algum padrinho, apenas pela internet, e sem que eu tenha que bancar a edição (já que não tenho recursos para tal). Insistirei nesta tentativa até que consiga êxito, todos os dias, sem limite de tempo. Basta que a eventual editora interessada (e espero que alguma se interesse, pois o produto é de qualidade) entre em contato comigo no inbox do Facebook ou pelo e-mail pedrojbk@gmail.com. A proposta e o desafio estão lançados. Acredito que serei bem sucedido!!!

@@@

CITAÇÃO DO DIA:

Poder venenoso 

Nas artes, não existe o poder! O poder é o veneno.

(Manuel Puig).


Acompanhe-me pelo twitter: @bondaczuk
  

No comments: