Friday, June 01, 2018

DIRETO DO ARQUIVO - Sua Majestade, o automóvel!


Sua Majestade, o automóvel!

Pedro J. Bondaczuk

Prezado leitor:

O automóvel, desde quando Henry Ford racionalizou sua fabricação, em 1906, criando a primeira linha de montagem em série, deixou de ser objeto de luxo. Transformou-se quase que em bem de primeira necessidade. Seu advento mudou comportamentos, contribuiu para tornar a vida das pessoas mais agitada, ao reduzir drasticamente seu tempo de deslocamento (em especial nas grandes metrópoles), e propiciou profundas transformações no perfil tanto de cidades, quanto de países.

O automóvel sofreu radicais transformações, tanto na parte aerodinâmica, quanto no seu desempenho, nestes quase cem anos de fabricação em série. Ao aumento da velocidade, foram acrescentados itens da maior importância, como segurança, conforto e economia de combustíveis. Pode-se dizer que a produção desse bem revolucionou a própria indústria, no geral. As linhas de montagem de hoje em nada lembram as de meio século atrás. Milhares de operários tiveram que ceder seus lugares a máquinas, a sofisticados robôs, que hoje executam, com muito maior eficiência e regularidade, o trabalho repetitivo, monótono e perigoso de produção desse bem. Afinal, não se cansam, não perdem o ritmo, não se distraem e nem fazem greves para exigir maiores salários.

O Jornal Auto Guia, que hoje fazemos chegar às suas mãos, propõe-se a ser o que o seu próprio nome sugere. Ou seja, um roteiro útil, prático e eficiente sobre tudo o que se relacione a veículos automotores, como automóveis, caminhões, tratores, motos, etc. Nos propomos a fornecer, por exemplo, dicas sobre as mais eficientes oficinas de consertos, revisões e manutenção.

E também: Onde comprar as autopeças necessárias, e por melhor preço? Como conservar o seu carro, evitando que ele o deixe na mão? Como garantir seu melhor desempenho, em qualquer tipo de estrada? Tudo isso e muito mais. Como, por exemplo, os mais atualizados preços de mercado, de veículos novos e usados, e de seus componentes; os últimos lançamentos nas montadoras; os projetos que ainda estão na prancheta, etc.

Contamos, caríssimo leitor e prezado anunciante, com a sua fidelidade, apoio e colaboração. Nossa redação estará sempre de portas abertas para acolher críticas, reparos e sugestões. Estaremos atentos, 24 horas por dia, para trazer-lhe todas as novidades referentes a veículos automotores, inclusive sobre competições esportivas, quer de automobilismo (em suas várias fórmulas), quer de motociclismo. Desejamos-lhe, pois, boa leitura e o convidamos a aguardar a próxima edição, feita, certamente, com o máximo carinho e profissionalismo, para conquistar a sua indispensável parceria. Até lá!

(Editorial publicado na página 2, Opinião, do jornal Autoguia, em julho de 2004)

Acompanhe-me pelo twitter: @bondaczuk

No comments: