Monday, June 11, 2018

DIRETO DO ARQUIVO - Negociações maduras


Negociações maduras


Pedro J. Bondaczuk


Os metalúrgicos de São Bernardo do Campo que representaram os trabalhadores nas negociações com a Volkswagen deram uma demonstração de maturidade e muito realismo ao fecharem um acordo com a empresa para a manutenção de postos de trabalho que corriam o risco de ser fechados.

Com lucidez e de forma democrática, sem greves, badernas ou declarações incendiárias, as partes chegaram a um entendimento, estabelecendo o que em Direito seria chamado de "jurisprudência".

Mais de 4 mil trabalhadores entraram no programa de demissões voluntárias e, pelas declarações que deram, saíram satisfeitos por embolsar razoáveis importâncias que, se bem aplicadas, podem fazer a sua independência financeira, permitindo que se tornem microempresários.

Com maturidade e bom senso, os dois lados assumiram compromissos, impensáveis há somente três ou quatro anos. Os operários, embora abrindo mão de algumas conquistas, asseguraram emprego pelo menos até 2007, quando se espera que o País já tenha uma política industrial e que conte com uma economia moderna, a salvo de sobressaltos. A empresa, por sua parte, obteve a pretendida redução de custos, em um momento de dificuldade, sem que para isso impusesse um pesado tributo social à outra parte.

(Editorial número dois publicado na página 2 do Correio Popular em 17 de janeiro de 1998).


Acompanhe-me pelo twitter: @bondaczuk

No comments: