Saturday, May 05, 2018

Reflexão do dia



“AS ILUSÕES SUSTENTAM A ALMA COMO AS ASAS A UM PÁSSARO”

Victor Hugo escreveu, em determinado texto, dos tantos com que nos brindou: “As ilusões sustentam a alma como as asas a um pássaro”. E quando perdermos uma delas (ou duas, ou dez, ou mil), não tenhamos escrúpulos em acalentar outras tantas, para temperar a realidade. Elas são como os filmes que utilizamos para olhar o sol de frente, quando da ocorrência de um eclipse: impedem que venhamos a queimar a retina e a ficar, por consequência, cegos. Nossos sentidos, notadamente o da visão, nos iludem e, com muita frequência, nos induzem ao erro. Nem tudo o que vemos é, de fato, o que aparenta. E, não raro, cometemos enormes injustiças ao julgar uma pessoa apenas pela aparência, sem atentar para a sua essência, para a sua personalidade, para aquilo que ela de fato é. Convenhamos que nem sempre essa visão equivocada do próximo é em sentido negativo. Muitas vezes a superestimamos, achamos que é mais confiável, mais fiel, mais leal, mais honesta e mais justa do que é. Lá um belo dia... esse bom conceito, firmado com base em algum erro de avaliação, rui.

@@@



DESAFIO E PROPOSTA

Meu desafio está atrelado à proposta que tenho a fazer. Explico. Diz-se que a internet dá visibilidade a escritores e facilita negócios. É isso o que quero conferir. Tenho um novo livro, dos mais oportunos para um ano como este, de Copa do Mundo de Futebol. Seu título é: “Copas ganhas e perdidas”. Trata-se de um retrospecto de mundiais disputados pelo Brasil (que disputou todos, por sinal), mas não sob o enfoque do profissional de imprensa que sou, mas de um torcedor. É um livro simultaneamente autobiográfico e histórico, que relata como e onde acompanhei cada Copa do Mundo, de 1950 a 2014, da minha infância até meus atuais 75 anos de idade. Meu desafio é motivar alguma editora a publicá-lo, sem que eu precise ir até ela e nem tenha que contar com algum padrinho, apenas pela internet, e sem que eu tenha que bancar a edição (já que não tenho recursos para tal). Insistirei nesta tentativa até que consiga êxito, todos os dias, sem limite de tempo. Basta que a eventual editora interessada (e espero que alguma se interesse, pois o produto é de qualidade) entre em contato comigo no inbox do Facebook ou pelo e-mail pedrojbk@gmail.com. A proposta e o desafio estão lançados. Acredito que serei bem sucedido!!!


@@@

CITAÇÃO DO DIA:


À beira do precipício

"O amor é uma flor delicada, mas é preciso ter a coragem de ir colhê-la à beira de um precipício." 

(Sthendal)



Acompanhe-me pelo twitter: @bondaczuk

No comments: