Tuesday, May 15, 2018

Reflexão do dia


SÍMBOLOS E CONVENÇÕES SÃO FUNDAMENTOS DA INTELIGÊNCIA

A inteligência “humana” (e coloco a distinção entre aspas, por entender que outros animais também a tenham, posto que em estágio primaríssimo), considerada em seu sentido lato, ou seja, o da capacidade de “entender” o que se passa quer no interior da própria mente, quer ao redor e alhures, é toda baseada em símbolos. Por outro lado, os relacionamentos entre todas as pessoas e a totalidade das estruturas sociais têm por fundamento convenções universais. Se ambos não existissem, provavelmente nós também não existiríamos. Quando digo ambos, refiro-me aos símbolos e às convenções. Ou se existíssemos, seríamos guiados exclusivamente pelos instintos, dos quais os dois básicos são, inclusive, antagônicos, ou seja, o erótico, de preservação individual e da espécie, e o tânico, de destruição do que seja interpretado pelo inconsciente como ameaça e perigo (mesmo que não o seja). O que são os alfabetos, os números, os idiomas etc. se não símbolos?!!



@@@


DESAFIO E PROPOSTA

Meu desafio está atrelado à proposta que tenho a fazer. Explico. Diz-se que a internet dá visibilidade a escritores e facilita negócios. É isso o que quero conferir. Tenho um novo livro, dos mais oportunos para um ano como este, de Copa do Mundo de Futebol. Seu título é: “Copas ganhas e perdidas”. Trata-se de um retrospecto de mundiais disputados pelo Brasil (que disputou todos, por sinal), mas não sob o enfoque do profissional de imprensa que sou, mas de um torcedor. É um livro simultaneamente autobiográfico e histórico, que relata como e onde acompanhei cada Copa do Mundo, de 1950 a 2014, da minha infância até meus atuais 75 anos de idade. Meu desafio é motivar alguma editora a publicá-lo, sem que eu precise ir até ela e nem tenha que contar com algum padrinho, apenas pela internet, e sem que eu tenha que bancar a edição (já que não tenho recursos para tal). Insistirei nesta tentativa até que consiga êxito, todos os dias, sem limite de tempo. Basta que a eventual editora interessada (e espero que alguma se interesse, pois o produto é de qualidade) entre em contato comigo no inbox do Facebook ou pelo e-mail pedrojbk@gmail.com. A proposta e o desafio estão lançados. Acredito que serei bem sucedido!!!


@@@

CITAÇÃO DO DIA:


Liberdade da arte 

Recorrendo ao falso, sob os aspectos do errôneo e ilusório, a arte afirma sua própria liberdade face à opressão do concreto.

(Evangelus Moutsopoulos).



Acompanhe-me pelo twitter: @bondaczuk

No comments: