Saturday, May 19, 2018

Reflexão do dia


NADA PARECE SER MAIS IRREAL DO QUE A REALIDADE

Não compete ao escritor reproduzir acontecimentos exatamente como ocorreram. Afinal, não foi treinado, como o jornalista, para essa tarefa. É por isso que suas histórias são de ficção. Ou seja, nunca aconteceram (embora pudessem ter acontecido). E quanto mais realista for sua descrição, melhor. Só que, contos, novelas, romances e peças teatrais são “mentiras” consentidas e bem contadas (quando o são, óbvio). São frutos do “sonho”, da fantasia, da criatividade dos seus autores e não das circunstâncias ou do acaso. O desafio do escritor é tornar sua narrativa a mais próxima possível do real. Por isso, não raro, invade, também, e sem nenhum escrúpulo, o campo que teoricamente seria restrito ao filósofo: o das ideias. Mas não as detalha e nem busca explicar sua origem e motivos. E o fantástico, o fantasioso, o aparentemente inverossímil, estão interditos ao escritor? Claro que não! Esses fatores, aliás, integram o que denomino de “sonhos”. São, portanto, a matéria-prima por excelência de romancistas, contistas, novelistas e autores teatrais. Até porque, nada tem maior aparência de irreal do que a realidade, por paradoxal que isso possa parecer.

@@@



DESAFIO E PROPOSTA

Meu desafio está atrelado à proposta que tenho a fazer. Explico. Diz-se que a internet dá visibilidade a escritores e facilita negócios. É isso o que quero conferir. Tenho um novo livro, dos mais oportunos para um ano como este, de Copa do Mundo de Futebol. Seu título é: “Copas ganhas e perdidas”. Trata-se de um retrospecto de mundiais disputados pelo Brasil (que disputou todos, por sinal), mas não sob o enfoque do profissional de imprensa que sou, mas de um torcedor. É um livro simultaneamente autobiográfico e histórico, que relata como e onde acompanhei cada Copa do Mundo, de 1950 a 2014, da minha infância até meus atuais 75 anos de idade. Meu desafio é motivar alguma editora a publicá-lo, sem que eu precise ir até ela e nem tenha que contar com algum padrinho, apenas pela internet, e sem que eu tenha que bancar a edição (já que não tenho recursos para tal). Insistirei nesta tentativa até que consiga êxito, todos os dias, sem limite de tempo. Basta que a eventual editora interessada (e espero que alguma se interesse, pois o produto é de qualidade) entre em contato comigo no inbox do Facebook ou pelo e-mail pedrojbk@gmail.com. A proposta e o desafio estão lançados. Acredito que serei bem sucedido!!!


@@@

CITAÇÃO DO DIA:


Arquitetura é vida 

...Mais do que qualquer outra arte, a arquitetura é vida. Suas formas precisam ser tão plásticas que não sejam nunca perfeitas. Precisam poder desdobrar-se noutras formas, quer em sentido horizontal, quer no vertical, para atenderem a novas solicitações de vida, de crescimento, de ampliação ou de intensificação de funções. Do contrário, tornam-se, por mais belas, por mais grandiosas, por mais suntuosas, expressões de arte quase fúnebre. Formas de edifícios feitos mais para mortos do que para vivos.

(Gilberto Freyre, artigo "A arquitetura da Universidade de Sussex", publicado na revista "O Cruzeiro", em 25 de setembro de 1965).



Acompanhe-me pelo twitter: @bondaczuk

No comments: