Wednesday, May 30, 2018

Reflexão do dia


A VIDA SE ALIMENTA DE VIDA
A vida é marcada pela violência, característica que está inscrita em nossos genes como um dos nossos primitivos e mais onipresentes instintos. O nascimento é um evento violento, em que o novo ser é tirado (à revelia) do conforto do útero materno para a perigosa aventura de existir. E a morte? Nem é preciso destacar. É a violência das violências, mesmo que ocorra de forma “natural”. Tanto que nos reduz, instantaneamente, a um punhado de carne inerme, que em questão de horas começa a se decompor e apodrecer. Boa parte dos animais – nós no meio – se alimenta de outros, que abate, sem piedade e contemplação, para prover a própria sobrevivência. A vida se alimenta de vida. Para que uns sobrevivam, faz-se necessário que outros, de outras espécies, pereçam (houve tempos, nem tão remotos assim, em que alguns humanos se alimentavam da carne de outros). E os animais que não são carnívoros nem assim se alimentam de coisas inanimadas. Sobrevivem, também, às custas de seres viventes, posto que vegetais.

@@@


DESAFIO E PROPOSTA


Meu desafio está atrelado à proposta que tenho a fazer. Explico. Diz-se que a internet dá visibilidade a escritores e facilita negócios. É isso o que quero conferir. Tenho um novo livro, dos mais oportunos para um ano como este, de Copa do Mundo de Futebol. Seu título é: “Copas ganhas e perdidas”. Trata-se de um retrospecto de mundiais disputados pelo Brasil (que disputou todos, por sinal), mas não sob o enfoque do profissional de imprensa que sou, mas de um torcedor. É um livro simultaneamente autobiográfico e histórico, que relata como e onde acompanhei cada Copa do Mundo, de 1950 a 2014, da minha infância até meus atuais 75 anos de idade. Meu desafio é motivar alguma editora a publicá-lo, sem que eu precise ir até ela e nem tenha que contar com algum padrinho, apenas pela internet, e sem que eu tenha que bancar a edição (já que não tenho recursos para tal). Insistirei nesta tentativa até que consiga êxito, todos os dias, sem limite de tempo. Basta que a eventual editora interessada (e espero que alguma se interesse, pois o produto é de qualidade) entre em contato comigo no inbox do Facebook ou pelo e-mail pedrojbk@gmail.com. A proposta e o desafio estão lançados. Acredito que serei bem sucedido!!!

@@@

CITAÇÃO DO DIA:

Cavalo da imaginação 

Se a nossa inteligência é limitada e de todos os lados dá de encontro a barreiras, temos o consolo de montar no cavalo da imaginação e galopar pelo infinito. 

(Monteiro Lobato, livro "Serões da Dona Benta").


Acompanhe-me pelo twitter: @bondaczuk  

No comments: