Monday, May 28, 2018

DIRETO DO ARQUIVO - Mudamos a forma para valorizar o conteúdo


Mudamos a forma para valorizar o conteúdo


Pedro J. Bondaczuk

O seu jornal Campinas Hoje, como você certamente notou, entra, a partir desta edição, em uma nova fase editorial e gráfica, após haver completado, vitoriosamente, o seu primeiro ano de existência. Mudanças (embora muita gente as tema) são comuns e inevitáveis na vida das pessoas e das empresas. E são sempre bem vindas, desde que para melhor.

A natureza muda. A paisagem sofre contínuas alterações. As circunstâncias se modificam As pessoas evoluem ou regridem, de acordo com seus atos e omissões. As coisas mudam... A vida, enfim, dinâmica e ágil, é permanente acréscimo (ou decréscimo) de conhecimentos e de experiências (boas e más), uma contínua mudança.

Como não poderia deixar de ser, nós também decidimos mudar. E para melhor. Para isso contamos, mais uma vez, com sua paciência, cumplicidade e inestimável ajuda. Estamos abertos a críticas, opiniões e sugestões, para fazermos sempre um jornalismo construtivo, vibrante e "que crê". O jornal é seu e feito para você.

O Campinas Hoje muda, a partir desta edição, entre outras coisas, de visual. Passa a ter diagramação leve, com maior quantidade de imagens, cria vinhetas para ilustrar novas seções e passa a ter, por consequência, um aspecto gráfico muito mais atraente. Tudo, com o objetivo de facilitar, e de tornar mais agradável, a leitura.

Mas também alguns conceitos editoriais mudam, sem nunca perder de vista nossos princípios básicos, de fazer um jornalismo que tenha por fundamento e norma a defesa da verdade, do exercício pleno da cidadania e da justiça social, com idealismo, inteligência e responsabilidade.

O tamanho das matérias está sendo reduzido. Mas com o cuidado de não causar perda de informações. As reportagens passam a ser objetivas, diretas, claras, dinâmicas, nervosas, numa linguagem simples e acessível às pessoas dos mais diversos níveis de instrução e de cultura. Ganham, portanto, em agilidade, atualidade, objetividade e em interesse.

Ampliamos o nosso quadro de colaboradores, que nos trazem novas ideias. Criamos novas colunas fixas, com maior variedade de assuntos abordados. Conservamos, no entanto, aquilo que os leitores tanto apreciavam, em especial as úteis e tão lidas matérias sobre saúde.

A partir desta edição, além da seção "Em Off", que informa e comenta os bastidores da política na cidade e no País, estreia "Negócios & Finanças", com informações "quentes" e úteis sobre a economia nacional. "Arquibancada", (que vai estrear no próximo número), vai trazer comentários de esportes, sobretudo do futebol campineiro, na linguagem que você tanto gosta, descontraída, desbocada, irreverente e muitas vezes até pitoresca do torcedor.

Finalmente "Camera Aberta" fala das coisas sérias (e das nem tanto), e dos personagens que dão vida, graça e interesse à televisão brasileira, uma das melhores do mundo, apesar dos defeitos e excessos.

Esperamos que as mudanças sejam do seu pleno agrado. Envie-nos críticas e sugestões que, na medida do possível, serão acatadas. Queremos estabelecer (e conservar) total interatividade com você, leitor, para que o seu Campinas Hoje continue sendo sempre, e cada vez mais, o jornal da família campineira.

(Editorial publicado na página 1 do jornal Campinas Hoje em setembro de 2001)


Acompanhe-me pelo twitter: @bondaczuk

No comments: