Tuesday, May 29, 2018

DIRETO DO ARQUIVO - Conquista da credibilidade


Conquista da credibilidade


Pedro J. Bondaczuk

A credibilidade, se é fator importante para o sucesso de qualquer empreendimento, é ponto fundamental e indispensável para o exercício do verdadeiro jornalismo. E esta apenas se conquista graças a um trabalho honesto, constante, competente e responsável, tendo em vista a defesa da cidadania e a construção de uma sociedade mais justa, humana e solidária, tarefa de todo o homem de bem.

Um jornal, ou qualquer outro meio de comunicação, para se impor na comunidade a que representa, precisa estar absolutamente comprometido com a verdade. Não pode, por conseguinte, cair na tentação de manchetes fáceis, posto que sensacionalistas, ou de “forjar” notícias, como ocorreu, recentemente, no triste episódio protagonizado pelo programa do apresentador Augusto Liberato, o “Domingo Legal”.

A conquista do leitor, ou do ouvinte, ou do telespectador, tem que ser decorrência natural do bom serviço que se presta, sem que para isso se recorra, em momento algum, e por qualquer razão, a atalhos que firam a ética, a moral, os bons costumes e, sobretudo, a verdade dos fatos.

Graças a esses princípios, que para nós são absolutamente sagrados, nós, da Folha do Taquaral, entramos, no 14º ano de existência, cientes de havermos conquistado a tão almejada credibilidade. Com uma equipe enxuta, porém coesa e ligada por um mesmo ideal, superamos inúmeros obstáculos ao longo desse tempo, em um país marcado pela instabilidade econômica. E estamos firmes e fortes, prontos para prosseguir com maior vigor e renovado entusiasmo nessa nossa às vezes espinhosa caminhada. Claro que isso seria impossível sem a confiança e a fiel parceria dos nossos anunciantes, que sempre entenderam, e apoiaram, a nossa proposta de trabalho.

Nestes 14 memoráveis anos de existência, jamais deixamos de cumprir nossos compromissos. Afirmamos, com orgulho, que jamais atrasamos uma única edição, entregando, semana sim, semana não, todas as sextas-feiras, religiosamente, a sua Folha do Taquaral em seu lar, no seu estabelecimento comercial, no seu escritório ou consultório.

Ademais, nunca transigimos com a verdade e nem recorremos ao sensacionalismo ou às meias-verdades. Fizemos, fazemos e sempre faremos um jornalismo sadio, construtivo, altivo e independente, tendo compromisso, apenas e tão somente, com o leitor, com o anunciante e com o cidadão. Daí conquistarmos, com garra, trabalho e responsabilidade, e com inegáveis méritos, este galardão dos empreendimentos vencedores que tanto nos orgulha: a credibilidade!


(Editorial da Folha do Taquaral de 23 de setembro de 2003).



Acompanhe-me pelo twitter: @bondaczuk

No comments: