Wednesday, May 30, 2018

DIRETO DO ARQUIVO - Ação como antídoto


Ação como antídoto



Pedro J. Bondaczuk


A ação --- fundamentada na disciplina, no conhecimento de causa e na perseverança --- é o maior, senão o único antídoto contra as crises que assolam pessoas ou povos. Só se caminha para a frente quando há disposição e coragem e quando se persiste na persistência. É mais fácil, embora improdutivo, cruzar os braços diante das dificuldades e limitar-se a criticar ou a lamentar.

Difícil, posto que necessário, é acreditar, é construir, é manter, é curar, é ensinar, é alegrar, é conservar, é transmitir e é sobretudo agir. "Só é útil o conhecimento que nos faz melhores", teria dito Sócrates, de acordo com o testemunho de seu discípulo Platão. Esta é a filosofia que nos norteia e a proposta desta revista: divulgar o útil e o construtivo e tudo o que for digno de ser imitado. É tirar do anonimato aquelas preciosas "pessoas que fazem".

É trazer ao público o "outro lado" da realidade, que por incompreensível distorção dos meios de comunicação, é quase sempre relegado ao esquecimento ou a um plano secundário. Ou seja, o dos que constroem, que sustentam, que criam, que curam, que ensinam e que mantêm o mundo funcionando dentro da normalidade. Muitos editores garantem que notícias positivas não vendem jornais e revistas. Estão errados!

Propomo-nos a focalizar a ação e a motivação do médico, do gari, do professor, do caminhoneiro, do comerciante, do jardineiro, do pesquisador, do feirante, do ator, do operário, do engenheiro, do músico, do jornalista, da enfermeira, do físico nuclear, do pedreiro, etc. Nossa intenção é enfatizar a atuação daqueles profissionais (não importa o status de que gozem), cuja presença quase nunca notamos, mas sem os quais a vida se tornaria difícil, senão impossível.

Agradecemos o respaldo e a generosa confiança dos anunciantes, sem os quais esta empreitada não teria condições de sair do papel e confiamos que, juntos, faremos um jornalismo saudável e verdadeiro: o "jornalismo que crê".



(Editorial do jornal Notícias Metropolitanas publicado em 9 de julho de 2001).

No comments: