Wednesday, May 02, 2018

Reflexão do dia


HUMILDADE: CONHECIMENTO E ADMISSÃO DA PRÓPRIA IMPERFEIÇÃO

O padre Antonio Vieira, em memorável sermão, estendeu a definição de humildade, ao ressaltar que ela é “essencialmente o conhecimento da própria dependência, da própria imperfeição e da própria miséria”. Quem não tem essa consciência é ignorante e em grau superlativo. Todos somos dependentes de alguém (e de não poucos, por sinal). Desconheço os absolutamente autossuficientes. Contudo, quem ainda não ouviu alguém dizer: ” não preciso de ninguém, sei me virar sozinho?” Claro que precisa. Se não admite isso é, sobretudo, ignorante. Outro aspecto destacado por Vieira é o da imperfeição. Todos somos imperfeitos (igualmente em graus variáveis, uns mais e outros menos). A atitude sábia, nesse caso, todavia, não é a do cômodo conformismo, mas a da incansável busca da perfeição, mesmo conscientes de que jamais chegaremos a ela. Finalmente, o magnífico pregador destacou nossa miserabilidade. Aqui não se refere, obviamente, à posse de bens materiais, mas à nossa extrema fragilidade e contundente transitoriedade. Todos somos, até certo ponto, miseráveis, dada a nossa condição humana: efêmera e mortal. A não admissão dessa miséria é outro sintoma, e não o menos grave, de ignorância.



@@@


DESAFIO E PROPOSTA

Meu desafio está atrelado à proposta que tenho a fazer. Explico. Diz-se que a internet dá visibilidade a escritores e facilita negócios. É isso o que quero conferir. Tenho um novo livro, dos mais oportunos para um ano como este, de Copa do Mundo de Futebol. Seu título é: “Copas ganhas e perdidas”. Trata-se de um retrospecto de mundiais disputados pelo Brasil (que disputou todos, por sinal), mas não sob o enfoque do profissional de imprensa que sou, mas de um torcedor. É um livro simultaneamente autobiográfico e histórico, que relata como e onde acompanhei cada Copa do Mundo, de 1950 a 2014, da minha infância até meus atuais 75 anos de idade. Meu desafio é motivar alguma editora a publicá-lo, sem que eu precise ir até ela e nem tenha que contar com algum padrinho, apenas pela internet, e sem que eu tenha que bancar a edição (já que não tenho recursos para tal). Insistirei nesta tentativa até que consiga êxito, todos os dias, sem limite de tempo. Basta que a eventual editora interessada (e espero que alguma se interesse, pois o produto é de qualidade) entre em contato comigo no inbox do Facebook ou pelo e-mail pedrojbk@gmail.com. A proposta e o desafio estão lançados. Acredito que serei bem sucedido!!!


@@@


Perto da estupidez

Um homem sem paixões está tão perto da estupidez que só lhe falta abrir a boca para cair nela.

(Sêneca)

Acompanhe-me pelo twitter: @bondaczuk

No comments: