Monday, February 01, 2016

QUANDO O AMOR COMEÇA A MORRER?

Nelson Rodrigues escreve, no sexto parágrafo da crônica “Amor que morre”: “Cabe, então, a pergunta: pode-se saber quando um amor morre, ou por outra, quando o amor começa a morrer? Nem sempre são as grandes causas que liquidam o amor. Às vezes, ou quase sempre, o que decide é a soma de pequeninos motivos. Um incidente mínimo pode valer mais que um insulto grave, uma ofensa mortal. Por exemplo, um bate-boca. Eu vos digo que é no primeiro bate-boca que o sentimento amoroso começa a morrer”!. E não é? Basta observar o que acontece ao nosso redor (ou conosco, o que é muito pior).Nelson Rodrigues explica isso melhor, no final do oitavo parágrafo: “Todos os fracassos matrimoniais vêm da soma – repito – da soma de todos os ‘não chateia’, de todos os ‘não amole’, que vamos largando pela vida. A mulher que é simplesmente chamada de ‘chata’ teria preferido uma ofensa mais grave e mais brutal”. Essa é uma das descrições da morte lenta, diria agônica, de um amor. Achamos que se trata de um detalhe tão pequeno que não nos passa pela cabeça que sirva de motivo para que uma pessoa deixe de amar outra ou para a separação. Mas... serve sim!          
@@@@@@@@@@

Livros que recomendo:

“Balbúrdia Literária”José Paulo Lanyi – Contato: jplanyi@gmail.com
“A Passagem dos Cometas” – Edir Araújo – Contato: edir-araujo@hotmail.com
“Aprendizagem pelo Avesso”Quinita Ribeiro Sampaio – Contato: ponteseditores@ponteseditores.com.br
“Um dia como outro qualquer” – Fernando Yanmar Narciso.  

O que comprar:

Cronos e Narciso (crônicas, Editora Barauna, 110 páginas) – “Nessa época do eterno presente, em que tudo é reduzido à exaustão dos momentos, este livro de Pedro J. Bondaczuk reaviva a fome de transcendência! (Nei Duclós, escritor e jornalista).Preço: R$ 23,90.

Lance fatal (contos, Editora Barauna, 73 páginas) – Um lance, uma única e solitária jogada, pode decidir uma partida e até um campeonato, uma Copa do Mundo. Assim como no jogo – seja de futebol ou de qualquer outro esporte – uma determinada ação, dependendo das circunstâncias, decide uma vida. Esta é a mensagem implícita nos quatro instigantes contos de Pedro J. Bondaczuk neste pequeno grande livro.Preço: R$ 20,90.

Como comprar:

Pela internetWWW.editorabarauna.com.br – Acessar o link “Como comprar” e seguir as instruções.

Em livraria:

Edição impressa:
1. Em qualquer loja da rede de livrarias Cultura espalhadas pelo País.
2. Livraria Saraiva.
3. Cia. Dos Livros.
4. Amazon

Edição em e-book:
1.     Editora Barauna
2.     Buscapé
3.     Extra
4.     Travessa
5.     Folhashop
6.     Shopping uol       

Acompanhe-me pelo twitter: @bondaczuk  


No comments: