Tuesday, February 02, 2016

O MELHOR DE NÓS PARA QUEM AMAMOS

Faço uma ressalva para os que não me conhecem e estão lendo textos meus pela primeira vez. Detesto temas mórbidos. Raramente escrevo sobre a morte. Sei que este é o destino inexorável de todos os seres vivos, mas não vejo poesia e nenhum encanto nela, ao contrário de uma infinidade de escritores que se compraz em trazer o assunto à baila. Quase todos os poetas tratam desse tema. Eu, todavia, fujo dele. Busco, isto sim, exaltar essa coisa rara e preciosa, que é a vida. Dos mais de mil poemas que compus, em apenas três (notem bem, três) falo da morte, e assim mesmo incidentalmente. O escritor e jornalista Marcelo Rollemberg escreveu que “amar é um eterno cerzir de emoções”. Sem discordar dele, ouso afirmar que é mais seguro não deixar que esse fragílimo tecido afetivo se esgarce e até rasgue, para não ser preciso cerzi-lo. Mas... atentemos para estas observações de Nelson Rodrigues, feitas em seus derradeiros instantes de vida, que concluiu dessa maneira a magnífica crônica “Amor que morre”: “Devemos reservar o melhor de nós mesmos, de nossa delicadeza, de nossa cerimônia, de nosso charme, para a mais secreta intimidade do lar. É menos grave chamar de ‘chato’ um embaixador, um ministro, do que o namorado, a noiva, a esposa, o marido. Se respeitássemos o nosso amor, não seríamos tão solitários e tão malqueridos”. Atentem com toda a atenção para isso!!!!


@@@@@@@@

Livros que recomendo:

“Balbúrdia Literária”José Paulo Lanyi – Contato: jplanyi@gmail.com
“A Passagem dos Cometas” – Edir Araújo – Contato: edir-araujo@hotmail.com
“Aprendizagem pelo Avesso” Quinita Ribeiro Sampaio – Contato: ponteseditores@ponteseditores.com.br
“Um dia como outro qualquer” – Fernando Yanmar Narciso.  

O que comprar:

Cronos e Narciso (crônicas, Editora Barauna, 110 páginas) – “Nessa época do eterno presente, em que tudo é reduzido à exaustão dos momentos, este livro de Pedro J. Bondaczuk reaviva a fome de transcendência! (Nei Duclós, escritor e jornalista).Preço: R$ 23,90.

Lance fatal (contos, Editora Barauna, 73 páginas) – Um lance, uma única e solitária jogada, pode decidir uma partida e até um campeonato, uma Copa do Mundo. Assim como no jogo – seja de futebol ou de qualquer outro esporte – uma determinada ação, dependendo das circunstâncias, decide uma vida. Esta é a mensagem implícita nos quatro instigantes contos de Pedro J. Bondaczuk neste pequeno grande livro.Preço: R$ 20,90.

Como comprar:

Pela internetWWW.editorabarauna.com.br – Acessar o link “Como comprar” e seguir as instruções.

Em livraria:

Edição impressa:
1. Em qualquer loja da rede de livrarias Cultura espalhadas pelo País.
2. Livraria Saraiva.
3. Cia. Dos Livros.
4. Amazon

Edição em e-book:
1.     Editora Barauna
2.     Buscapé
3.     Extra
4.     Travessa
5.     Folhashop
6.     Shopping uol       

Acompanhe-me pelo twitter: @bondaczuk  

No comments: