Sunday, February 21, 2016

Líder populista passa a ser vidraça


Pedro J. Bondaczuk


A República da Rússia, maior, mais rica e mais populosa da União Soviética, vai viver, amanhã, uma experiência inédita em sua milenar história, que será a primeira eleição livre e democrática para a escolha de seu dirigente máximo, o presidente executivo, cargo que foi criado oficialmente em maio passado.

A criação dessa função, por outro lado, foi resultado também da manifestação soberana do seu povo nas urnas, no plebiscito de 17 de março passado, outro fato positivo que merece destaque. Além da Federação Russa escolher seu líder máximo, Moscou, hoje uma metrópole de 9 milhões de habitantes, irá eleger seu prefeito, que ficará, assim, legitimado democraticamente para modernizar a cidade, que hoje cresce caoticamente.

Apesar de votações democráticas nunca serem isentas de surpresas, pouquíssima gente duvida que o principal rival do presidente Mikhail Gorbachev e atualmente o político que goza de maior popularidade em toda a URSS, Bóris Yeltsin, irá colher uma consagradora vitória.

Doravante, todavia, esse reformista radical, que há seis anos é freqüentador das manchetes da imprensa internacional pelas declarações bombásticas e gestos impulsivos de desafio ao regime, terá a sua "hora da verdade".

Há os que o consideram o homem do momento e os que o acham "um embusteiro". Ao passar a deter efetivo poder de mando na República que constitui a essência, a própria alma da União Soviética, os olhares, tanto do seu próprio povo, quanto do mundo inteiro, estarão concentrados em sua administração.

Têm sido tantas e tão espetaculares as promessas de palanque que ele tem feito, que seu julgamento, como administrador, será certamente implacável.

De duas, uma: ou Yeltsin se consagra, ofuscando e até apagando a estrela de Gorbachev, que tem resistido teimosamente às crises e desacertos, ou desaparece de vez do cenário político. Afinal, o que o reformista radical está postulando, com tamanho empenho, não é nenhum cargo honorífico ou comenda por suas idéias supostamente liberais. Está, isto sim, assumindo uma responsabilidade maiúscula perante os russos, que o têm como verdadeiro "salvador da pátria", neste momento crítico que a superpotência do Leste europeu atravessa.

Seus concorrentes, dos quais dois se destacam, por sua nítida vinculação com Gorbachev, têm poucas chances de vitória, a se acreditar nas pesquisas de opinião e nas projeções que circulam por aí. Um deles é o ex-primeiro-ministro Nikolai Ryzhkov, que foi forçado a renunciar em dezembro de 1990, depois de haver "bombardeado" o decantado "Plano dos 500 Dias", elaborado por economistas vinculados a Yeltsin, e que se propunha a pôr fim à crise econômica soviética nesse curto prazo. O outro, apresenta um perfil mais "palatável" para o eleitorado, por ser tido como notório liberal e que por essa razão teria sido afastado da chefia do Ministério do Interior, no ano passado.

Trata-se de Vadim Bakatin, contra quem pesa o fato de não ter conseguido desfazer o clima de guerra civil no país, em especial nas regiões do Báltico e do sempre agitado território delimitado pelos Montes Urais. Reitere-se que nenhuma eleição é vencida na véspera.

Todavia, caso prevaleça um mínimo de lógica, Yeltsin conta, nos momentos que antecedem essas históricas eleições, com mais de 80% de possibilidades de vir a ser o primeiro presidente da República da Rússia eleito pelo voto direto e o segundo em toda a história da URSS, já que essa primazia cabe ao georgiano Zviad Gamsakhurdia, que venceu de forma esmagadora o pleito presidencial de fins do mês passado na rebelde Geórgia.

(Artigo publicado na página 17, Internacional, do Correio Popular, em 11 de junho de 1991).


Acompanhe-me pelo twitter: @bondaczuk    

No comments: