Friday, August 21, 2015

Salvaguardas para nossa sobrevivência


Pedro J. Bondaczuk


A juventude atual, tida e havida por muitos como alienada e desprovida de politização, está, mais uma vez, dando um exemplo de que essa fama não condiz com a realidade. Ontem,  Estádio de Wembley, em Londres, o santuário do futebol inglês, abriu suas portas para acolher um público diferente. Um pessoal ligado no rítmo frenético do "rock" e do "reggae", que não ficou nada a dever para as multidões que têm comparecido ao longo do tempo a essa praça de espetáculos para vibrar com os dribles, os lances maravilhosos e os gols espetaculares de suas equipes.

A jornada, afinal, não era dos esportistas, mas dos cantores. Astros renomados da música popular contemporânea abriram uma promoção , louvável sob todos os aspectos, destinada a arrecadar fundos para as crianças carentes do mundo todo.

Mas a finalidade desse ciclo de "shows", que inclui São Paulo em seu roteiro --- os paulistas vão poder participar em 12 de outubro próximo--- não é exatamente a de coletar apenas dinheiro. Não, pelo menos, a principal. O objetivo maior é o de chamar a atenção das pessoas para algo que elas deveriam perpetuamente ter em mente: os seus direitos fundamentais, enquanto cidadãos e, principalmente, como seres humanos.

Chega a ser chocante que na virada para o século XXI da Era Cristã essa questão ainda precise ser ressaltada. Que necessite de documentos, de festividades e de entidades como a extraordinária Anistia Internacional para exigir que se respeite aquilo que deveria ser a coisa mais natural para a totalidade dos homens. O que mais choca é que boa parte dos países signatários da "Declaração Universal dos Direitos do Homem", sob pretextos múltiplos, ainda não cumpram esse compromisso, tão solenemente assumido. E eles não são poucos.

Prisões andam repletas de cidadãos, cujo único "crime" é o de pensar de forma diferente que os poderosos de plantão. Como se os tais tiranos que os encarceram, torturam e matam, fossem deuses, com os dons da onisciência e da eternidade, quando não passam, tecnicamente, de "assassinos", travestidos de líderes políticos.

Mas é confortador saber que existem organizações, como a Anistia Internacional, que lutam incansavelmente por esses direitos, que um dia haverão de ser respeitados por todos. É muito bom, por outro lado, constatar que a juventude é clarividente para distinguir o herói do vilão, o justo do injusto, o certo do errado.

São esses grupos e pessoas as grandes salvaguardas da sobrevivência humana. É a pressão que eles exercem que induz os líderes mundiais ao realismo e impede que eles, num assomo de fúria cega e de extrema irracionalidade, destruam o mundo, com o simples comprimir de botões, sepultando todos os nossos sonhos, lembranças e realizações.

(Artigo publicado na página 11, Internacional, do Correio Popular, em 3 de setembro de 1988)


Acompanhe-me pelo twitter: @bondaczuk        

No comments: