Monday, August 10, 2015

De olho nos boateiros



Pedro J. Bondaczuk


Os agentes da “indústria da inflação” estão longe de esgotar seu estoque de boatos, na tentativa de fazer com que as taxas inflacionárias não se contentem com os 35% que vêm registrando. Continuam espalhando por aí que estaria em elucubração um hipotético pacote, desmentido pela milésima vez pelo ministro da Fazenda, Fernando Henrique Cardoso.

Apenas o cidadão muito ingênuo ainda acredita na possibilidade desse expediente tolo que, justiça seja feita, ainda não foi usado (e, certamente, não o será) pelo governo de Itamar Franco. Mesmo que a equipe econômica quisesse adotar medidas desse teor (e provavelmente não quer), não há o mínimo clima para isso.

Congelamento, dolarização, desindexação, aplicação de redutor, estes são, entre outros, os motes mais freqüentes, espalhados com insistência pelos boateiros de plantão, com variantes, aqui e ali. Falta-lhes, inclusive, imaginação. Fernando Henrique tem demonstrado uma paciência digna de Jó ao desmentir essas versões, que os pseudo-bem-informados atribuem a “fontes quentíssimas do Ministério da Fazenda”. Claro que há interesses e que não são, e4m absoluto, os da população e, em especial, os dos trabalhadores, por trás disso.

A inflação brasileira, capaz de chocar, pelo seu surrealismo, o próprio Franz Kafka, escritor checo especializado em histórias absurdas, somente será contida, e posteriormente reduzida, mediante uma profunda reestruturação da economia. Através de um ajuste fiscal, que implante um sistema tributário pelo menos lógico e funcional. Mediante a redução do déficit público, com o corte de despesas supérfluas, de superfaturamentos, de inchaços nos quadros do funcionalismo e outras providências óbvias que não vêm sendo tomadas ou, quando adotadas, o são com uma lentidão capaz de irritar até estátua de bronze.

O País somente conseguirá a taxa da Argentina – que este mês será de 0,5%, acumulando, em 12 meses, 8% - se o governo ajustar suas contas. Nossos 35% mensais equivalem às inflação de quatro anos e meio dos nossos vizinhos dos Pampas, que apenas chegaram a esse resultado depois que redefiniram o papel do Estado.   

(Artigo publicado na página 2, Opinião, do Correio Popular, em 28 de outubro de 1993)


Acompanhe-me pelo twitter: @bondaczuk       

No comments: