Thursday, August 13, 2015

Não tenho a menor dúvida de que, o que fazemos e o que gostamos serão encarados com estranheza por nossos sucessores, em mais cem anos ou, quem sabe, em até mesmo mera uma década ou menos. É certo que o advento dos modernos meios de comunicação e de locomoção já promoveram e vêm promovendo certa padronização, uma espécie de estandardização de gostos e costumes. Nesse aspecto, os veículos que mais contribuem para essa homogeinização são o cinema e, principalmente, a televisão e a internet. “Quer dizer, então, que o mundo todo caminha para um único padrão de preferências e comportamentos, com poucas, diria mínimas, variações”? Não é bem assim. Até porque, mesmo com todo o avanço da tecnologia, há, ainda, diversas áreas do Planeta que permanecem isoladas, em que nenhum europeu ou americano nunca ainda pisou, com seus povos vivendo como viviam há meio milênio ou mais, sem que suas populações tenham acesso aos citados meios de comunicação e de transporte. Vivem realidades diversas da nossa e nem mesmo duvido (embora ache improvável) que haja comunidades isoladas e esquecidas que ainda pratiquem rituais que aos nossos olhos são horrendos (e são mesmo), como a antropofagia.


@@@@@@@@@@

Livros que recomendo:

“Balbúrdia Literária”José Paulo Lanyi – Contato: jplanyi@gmail.com
“A Passagem dos Cometas” – Edir Araújo – Contato: edir-araujo@hotmail.com
“Aprendizagem pelo Avesso” Quinita Ribeiro Sampaio – Contato: ponteseditores@ponteseditores.com.br
“Um dia como outro qualquer” – Fernando Yanmar Narciso.  

O que comprar:

Cronos e Narciso (crônicas, Editora Barauna, 110 páginas) – “Nessa época do eterno presente, em que tudo é reduzido à exaustão dos momentos, este livro de Pedro J. Bondaczuk reaviva a fome de transcendência! (Nei Duclós, escritor e jornalista).Preço: R$ 23,90.

Lance fatal (contos, Editora Barauna, 73 páginas) – Um lance, uma única e solitária jogada, pode decidir uma partida e até um campeonato, uma Copa do Mundo. Assim como no jogo – seja de futebol ou de qualquer outro esporte – uma determinada ação, dependendo das circunstâncias, decide uma vida. Esta é a mensagem implícita nos quatro instigantes contos de Pedro J. Bondaczuk neste pequeno grande livro.Preço: R$ 20,90.

Como comprar:

Pela internetWWW.editorabarauna.com.br – Acessar o link “Como comprar” e seguir as instruções.
Em livraria Em qualquer loja da rede de livrarias Cultura espalhadas pelo País.        

Acompanhe-me pelo twitter: @bondaczuk  

No comments: