Thursday, August 13, 2015

Efeito estufa às avessas


Pedro J. Bondaczuk


Antes do início da guerra do Golfo Pérsico, quando os Estados Unidos e seus aliados estavam ainda aguardando autorização do Conselho de Segurança da ONU para usar a força militar para desalojar as tropas iraquianas do Kuwait, e quando milhares de soldados se deslocavam para a região, Saddam Hussein fez uma dramática e desaforada advertência. Disse que se os contingentes do Iraque, no emirado, fossem atacados, ele virtualmente incendiaria toda a zona. Queimaria os poços de petróleo kuwaitianos e transformaria esse país num imenso cemitério.

Na oportunidade, cientistas realizaram uma conferência em Londres e advertiram que, se o presidente iraquiano cumprisse sua promessa, ocorreria um dos maiores desastres ambientais da História. Destacaram, sobretudo, que um incêndio de grandes proporções alteraria o clima terrestre. Ressaltaram o risco da aceleração do chamado “efeito estufa”, ou seja, uma brusca elevação da temperatura no Planeta.

Saddam cumpriu, pelo menos em parte, sua promessa. Seus soldados, antes de serem expulsos do Kuwait, incendiaram mais de 600 poços de petróleo. Só que, ao invés da temperatura estar subindo em decorrência dessa fumaceira toda, na verdade vem tendo um declínio.

No Kuwait, aumentou bastante o nível das chuvas, causando, até mesmo, o nascimento de grama em regiões geralmente desérticas. O Paquistão, por exemplo, terá um verão, neste ano, muito mais frio do que o dos anos anteriores.

Chuvas vêm caindo ali fora de época. A fumaça proveniente do Kuwait vem enevoando os céus paquistaneses. O comportamento do clima, todavia, em decorrência de mais essa agressão do homem à natureza, vem sendo, surpreendentemente, oposto ao previsto pelos cientistas. Ele pode reverter, inclusive, as opiniões e dar razão aos que sempre defenderam a tese contrária dos que alertam sobre o “efeito estufa”. Tal corrente – ultimamente no descrédito – sempre afirmou que a poluição atmosférica coloca a Terra na iminência de uma nova era glacial.  
 
(Artigo publicado na página 32, Especial, do Correio Popular, em 23 de abril de 1991)


Acompanhe-me pelo twitter: @bondaczuk 

No comments: