Wednesday, August 26, 2015

Há múltiplas características que vamos acrescentando ao nosso acervo ao longo da vida, voluntariamente ou ao sabor do acaso e das circunstâncias, que nos tornam, na velhice, bem diferentes do que fomos na infância (melhorados ou piorados, é mister que se destaque). O que varia, de pessoa para pessoa, é a intensidade dessas mudanças, reduzindo ou acentuando diferenças, de acordo com a realidade de cada uma. Fica assente, pois, que podemos melhorar nossa personalidade (e também piorá-la, o que, óbvio, não é nada desejável). O homem, no sentido genérico, enquanto espécie (portanto, sem individualizar ou distinguir ninguém), em sua busca frenética pelo supérfluo, perde de vista o essencial. Preocupa-se com aparência, com status, com fortuna e outras tantas coisas, em detrimento da evolução mental e espiritual. E quando se dá conta (e isso se vier a se dar) já é tarde para dar meia volta e tentar melhorar o que é essencial..

***

Em sua corrida por bens que apenas lhe pertencerão no curto espaço de sua vida terrena (provavelmente a única, a despeito do que apregoam as religiões) o ho,em deixa de realizar seu potencial de grandeza, de melhorar sua imagem, sua pessoa e seus pensamentos, sentimentos, atos e, por conseqüência, de dar contribuição para melhorar os relacionamentos. Há exceções, óbvio (e felizmente). Raros, no entanto, se preocupam com essa melhoria. Em geral, as pessoas tentam impor, e não raro a força (mesmo que de forma instintiva e inconsciente) o que pensam, querem e são, notadamente para os que consideram subalternos. Sequer levam em conta a personalidade alheia. Agem demais, posto que de forma caótica e desordenada, e pensam de menos, sem método, sem ritmo, sem disciplina. A maioria consegue, no final das contas, apenas infelicidade, causada pela frustração dos desejos, que não sabe l0imitar e nem moldar na medida da capacidade e malbarata a vida que, como todos.


@@@@@@@

Livros que recomendo:

“Balbúrdia Literária”José Paulo Lanyi – Contato: jplanyi@gmail.com
“A Passagem dos Cometas” – Edir Araújo – Contato: edir-araujo@hotmail.com
“Aprendizagem pelo Avesso”Quinita Ribeiro Sampaio – Contato: ponteseditores@ponteseditores.com.br
“Um dia como outro qualquer” – Fernando Yanmar Narciso.  

O que comprar:

Cronos e Narciso (crônicas, Editora Barauna, 110 páginas) – “Nessa época do eterno presente, em que tudo é reduzido à exaustão dos momentos, este livro de Pedro J. Bondaczuk reaviva a fome de transcendência! (Nei Duclós, escritor e jornalista).Preço: R$ 23,90.

Lance fatal (contos, Editora Barauna, 73 páginas) – Um lance, uma única e solitária jogada, pode decidir uma partida e até um campeonato, uma Copa do Mundo. Assim como no jogo – seja de futebol ou de qualquer outro esporte – uma determinada ação, dependendo das circunstâncias, decide uma vida. Esta é a mensagem implícita nos quatro instigantes contos de Pedro J. Bondaczuk neste pequeno grande livro.Preço: R$ 20,90.

Como comprar:

Pela internet WWW.editorabarauna.com.br – Acessar o link “Como comprar” e seguir as instruções.
Em livrariaEm qualquer loja da rede de livrarias Cultura espalhadas pelo País.

Acompanhe-me pelo twitter: @bondaczuk         

No comments: