Tuesday, August 04, 2015

Compromisso


Pedro J. Bondaczuk


O Conselho Nacional de Segurança Alimentar (Consea) pretende encaminhar, ao presidente Itamar Franco e a todos os candidatos à Presidência da República, um documento com propostas de luta contra a fome, a miséria e o desemprego. Aliás, acabar com essa vergonha no País é o compromisso mínimo que os postulantes ao Palácio do Planalto precisam assumir em seus projetos de governo.

Compete ao que for o vencedor das eleições de 3 de outubro próximo repensar o atual modelo brasileiro, para que o fruto do desenvolvimento econômico que pretendem deflagrar --- todos eles, em seus programas, em maior ou menor medida, prometem a retomada do crescimento do País --- seja melhor repartido. A tarefa que terão pela frente será das mais árduas, caso queiram, de fato, mudar o Brasil para melhor, conforme apregoam.

"Seria ótimo se pudéssemos dispensar o combate direto à fome, como muitos nos aconselham, e nos dedicar só, prioritariamente, a criar empregos", disse o presidente Itamar Franco, na quarta-feira, no discurso de abertura da Primeira Conferência de Segurança Alimentar, realizada em Brasília.

De fato, é muito mais importante ensinar o faminto a "pescar" do que se limitar a lhe dar um peixe. Mas, e se ele estiver próximo da absoluta inanição? Tem que ser alimentado antes, obviamente, para que sobreviva, para somente depois de assegurada a sobrevivência poder fazer a pescaria.

Daí a importância da campanha de Herbert de Souza, que não se restringe apenas a matar a fome de milhões de desvalidos, mas também pretende que essas pessoas tenham acesso ao emprego e à capacitação profissional que as tornem mais competitivas na sociedade, e luta, sobretudo, para lhes devolver a dignidade perdida.

(Artigo publicado na página 2, Opinião, do Correio Popular, em 31 de julho de 1994).


Acompanhe-me pelo twitter: @bondaczuk 

No comments: