Wednesday, June 24, 2015

Simples troca de opiniões


Pedro J. Bondaczuk


Estudos, objetivos e manifestações de boas intenções. Este foi o resultado prático da reunião de cúpula do chamado Grupo dos Sete, concluída, ontem, no Texas, nos Estados Unidos. Três temas básicos foram levados para o encontro e ao cabo dele ficaram no que estavam.

A proposta patrocinada pelo presidente francês, François Mitterrand, e pelo chanceler alemão, Helmut Kohl, de conceder uma ajuda direta e imediata à União Soviética, de US$ 15 bilhões, para renovar sua anêmica economia, não foi aprovada.

É verdade que não faltaram elogios a Mikhail Gorbachev e ao processo que ele deflagrou no Leste europeu. Mas, dinheiro mesmo, não foi liberado nenhum. O grupo apenas concordou em dar “um forte apoio”ao líder do Cremlin, o que não significa muito em termos práticos.

Quanto ao meio ambiente, o Banco Mundial foi encarregado de fazer um estudo para salvar a Amazônia. Mas sobre o “efeito estufa”, poluição marinha, e outras tantas agressões à natureza, ninguém concordou.

O mesmo aconteceu em relação aos subsídios agrícolas. Os sete líderes prometeram “esforçar-se ao máximo” para chegar a um acordo até o final do ano. Em outras palavras, essa delicadíssima questão política acabou ficando “para as calendas” e deve dar ainda muito pano para manga. Em suma, a cúpula foi como toda reunião de amigos: muita conversa e pouca ação.

(Artigo publicado na página 13, Internacional, do Correio Popular, em 12 de julho de 1990).


Acompanhe-me pelo twitter: @bondaczuk 

No comments: