Wednesday, June 03, 2015

Entre as manifestações de racionalidade humana, que servem de distintivo entre o homem e os demais animais, duas ganham especial relevância: as ciências e as artes. Ambas implicam em criação, mais especificamente em "invenção" e exigem que o autor tenha preparo intelectual para exercê-las, o que pressupõe um valor ainda mais elevado, posto que básico: a educação. Mas apenas isso não basta. É insuficiente que o artista ou o cientista estejam com a cabeça cheia de conceitos abstratos, se não souberem o que fazer com eles. No caso das artes, é preciso que o indivíduo seja dotado, sobretudo, de sensibilidade e que conte com aguçado senso de observação. O poeta português Fernando Pessoa, em um de seus textos, faz longas digressões sobre estas duas vertentes da razão, com observações precisas e originais. Claro que como artista, na qualidade de escritor, opta, em suas apreciações, pelas artes. Afirma que se trata da manifestação mais legítima da criatividade, por partir virtualmente do nada, quando muito de um retalho de idéia. Já a ciência tem todo um arcabouço de leis fundamentais que regem a natureza, sem o conhecimento das quais o cientista nada poderá fazer. Mas o pesquisador científico tem onde se apoiar. Conta com providencial ponto de partida.


@@@@@@@@@@

Livros que recomendo:

“Balbúrdia Literária”José Paulo Lanyi – Contato: jplanyi@gmail.com
“A Passagem dos Cometas” – Edir Araújo – Contato: edir-araujo@hotmail.com
“Aprendizagem pelo Avesso” Quinita Ribeiro Sampaio – Contato: ponteseditores@ponteseditores.com.br
“Um dia como outro qualquer” – Fernando Yanmar Narciso.  

O que comprar:

Cronos e Narciso (crônicas, Editora Barauna, 110 páginas) – “Nessa época do eterno presente, em que tudo é reduzido à exaustão dos momentos, este livro de Pedro J. Bondaczuk reaviva a fome de transcendência! (Nei Duclós, escritor e jornalista).Preço: R$ 23,90.

Lance fatal (contos, Editora Barauna, 73 páginas) – Um lance, uma única e solitária jogada, pode decidir uma partida e até um campeonato, uma Copa do Mundo. Assim como no jogo – seja de futebol ou de qualquer outro esporte – uma determinada ação, dependendo das circunstâncias, decide uma vida. Esta é a mensagem implícita nos quatro instigantes contos de Pedro J. Bondaczuk neste pequeno grande livro.Preço: R$ 20,90.

Como comprar:

Pela internetWWW.editorabarauna.com.br – Acessar o link “Como comprar” e seguir as instruções.
Em livraria Em qualquer loja da rede de livrarias Cultura espalhadas pelo País.        

Acompanhe-me pelo twitter: @bondaczuk  

No comments: