Thursday, June 18, 2015

As pessoas de mais idade, as da minha geração, por exemplo, morrem de medo da mais atualizada tecnologia de comunicação. Muitas embananam-se com a simples utilização do controle-remoto da televisão a cabo. Argumentam que têm receio de “quebrar os aparelhos”, premindo botões errados. Bobagem, claro, mas agem assim. Um amigo escritor, por exemplo, escreve praticamente todos seus textos – ensaios, crônicas, contos e até mesmo romances – à mão. Tem um trabalhão infernal! Rascunha-os, inicialmente, à medida que vêm as idéias. Posteriormente, revisa o que escreveu, rasurando todas as páginas, acrescentando ou suprimindo parágrafos inteiros, substituindo palavras, fazendo uma rabisqueira sem fim. A seguir, copia o texto, com as devidas modificações que faz. E torna a revisá-lo, como manda a prudência para qualquer redator que se preze, efetuando outro sem número de mudanças, e assim sucessivamente, até se dar por satisfeito. Só então, pede para a filha mais velha digitá-lo e salvá-lo no computador. Ele mesmo sequer chega perto da máquina. Não sabe nem mesmo ligá-la. E olhem que não se trata de nenhum neófito. Já emplacou inúmeros sucessos editoriais. Há muita gente assim, que não se adapta à modernidade.

@@@@@@@@@@@

Livros que recomendo:

“Balbúrdia Literária” José Paulo Lanyi – Contato: jplanyi@gmail.com
“A Passagem dos Cometas” – Edir Araújo – Contato: edir-araujo@hotmail.com
“Aprendizagem pelo Avesso” Quinita Ribeiro Sampaio – Contato: ponteseditores@ponteseditores.com.br
“Um dia como outro qualquer” – Fernando Yanmar Narciso.  

O que comprar:

Cronos e Narciso (crônicas, Editora Barauna, 110 páginas) – “Nessa época do eterno presente, em que tudo é reduzido à exaustão dos momentos, este livro de Pedro J. Bondaczuk reaviva a fome de transcendência! (Nei Duclós, escritor e jornalista).Preço: R$ 23,90.

Lance fatal (contos, Editora Barauna, 73 páginas) – Um lance, uma única e solitária jogada, pode decidir uma partida e até um campeonato, uma Copa do Mundo. Assim como no jogo – seja de futebol ou de qualquer outro esporte – uma determinada ação, dependendo das circunstâncias, decide uma vida. Esta é a mensagem implícita nos quatro instigantes contos de Pedro J. Bondaczuk neste pequeno grande livro.Preço: R$ 20,90.

Como comprar:

Pela internetWWW.editorabarauna.com.br – Acessar o link “Como comprar” e seguir as instruções.
Em livraria Em qualquer loja da rede de livrarias Cultura espalhadas pelo País.

Acompanhe-me pelo twitter: @bondaczuk         

No comments: