Monday, June 29, 2015

Há esperança, mas é preciso mais ação


Pedro J. Bondaczuk


Os líderes mundiais, aqueles autênticos, que representam todas as principais atividades humanas, e não somente os negócios de Estado, posto que tardiamente, estão despertando para uma realidade. A de que, se não erguerem suas vozes, se não usarem seu prestígio conquistado graças aos feitos que produziram, se não fizerem algo, em pouco tempo a humanidade estará extinta.

Os riscos que ameaçam a vida neste Planeta são múltiplos e não se baseiam mais somente nas armas nucleares, embora este seja o meio mais rápido e seguro para o genocídio mundial. A depredação do meio ambiente já está cobrando o seu preço e, caso os homens não parem de agredir a natureza, em pouquíssimo tempo estaremos todos morrendo sufocados, tostados ou afetados pelos raios cósmicos.

Ontem, na multissecular e tradicional Universidade de Oxford, na Inglaterra, cientistas, líderes religiosos e personalidades públicas, de diversos campos, estiveram reunidos. Entre os que lá se encontravam, duas figuras corajosas se destacaram, pelo voto de pobreza que fizeram, pelo exemplo que dão e pela clarividência que adquiriram mediante a disciplina e a meditação: o Dalai Lama, chefe religioso exilado do Tibete, e Madre Teresa de Calcutá, esta extraordinária monja, que tem livre trânsito (com a mesma naturalidade) pelos palácios governamentais e pelos miseráveis casebres das favelas do mundo todo onde atuou.

Entre todas as mensagens apresentadas no encontro, uma nos sensibilizou em particular, por revelar uma fé imensa no homem. Foi a do astrônomo Carl Sagan, da Universidade de Cornell, em Nova York. Ele chamou a atenção, como todos os demais fizeram, para os perigos que ameaçam a humanidade.

Falou da chuva ácida, ou seja, a precipitação de ácido sulfúrico, que se forma na atmosfera em conseqüência da reação química entre os poluentes das cidades e as nuvens de vapor de água, poluindo lagos e rios e destruindo florestas.

Citou a gravíssima questão do desmatamento mundial, que compromete a renovação de oxigênio do Planeta e a absorção do gás carbônico o que, em médio prazo, pode levar a Terra ao temido efeito estufa. Alertou para a destruição da camada de ozônio, que já está se tornando dramática. Falou de tudo isso com a propriedade de quem sabe o que diz.

Mas Sagan não deixou de dizer uma outra grande verdade. Assinalou que “está ao alcance do homem mudar esse quadro sombrio, da mesma forma como no passado ele acabou com o canibalismo, com os sacrifícios humanos e com a escravidão”.

Basta, porém, que ele se conscientize que tal mudança não pode mais ser protelada. O processo tem que começar agora, neste momento e precisa ser levado a sério. Ecologia não é uma questão ideológica, como se procura dar a entender. É a diferença entre a sobrevivência do “Rei da Criação”, dos animais e das plantas neste Planeta e a sua irreversível extinção. A escolha ainda é nossa. Só não se pode afirmar é até quando o será.     

(Artigo publicado na página 11, Internacional, do Correio Popular, em 13 de abril de 1988)


Acompanhe-me pelo twitter: @bondaczuk       

No comments: