Tuesday, June 02, 2015

Os seres humanos têm dois tipos de extinção. O primeiro é o físico, cuja ocasião exata desconhecemos, mas que sabemos ser inexorável. O segundo é o da memória, da lembrança, da marca da nossa passagem pela vida. Este é mais cruel. A grande maioria das pessoas, consciente ou inconscientemente, procura vencer de todas as formas a efemeridade. Busca deixar no mundo algo que as lembre por todos os tempos. Esta é a imortalidade que o ser humano mais aspira e a única que lhe é acessível. E depende do que? Exatamente dessa “velha louca”, que nos dá freqüentes mancadas e calotes e nos causa tantos e tamanhos constrangimentos: a memória. Passadas duas ou três gerações, salvo se tivermos feito algo de tão extraordinário que se torne inesquecível (e, por conseqüência, nos perpetue), nem mesmo nossos descendentes saberão que sequer existimos, muito menos quem fomos ou o que fizemos. Muitos dizem não se importar com esse esquecimento, esta “segunda morte”. Mas será que não se importam de fato? Tenho minhas dúvidas. Eu me importo.

@@@@@@@@@

Livros que recomendo:

“Balbúrdia Literária” José Paulo Lanyi – Contato: jplanyi@gmail.com
“A Passagem dos Cometas” – Edir Araújo – Contato: edir-araujo@hotmail.com
“Aprendizagem pelo Avesso”Quinita Ribeiro Sampaio – Contato: ponteseditores@ponteseditores.com.br
“Um dia como outro qualquer” – Fernando Yanmar Narciso.  

O que comprar:

Cronos e Narciso (crônicas, Editora Barauna, 110 páginas) – “Nessa época do eterno presente, em que tudo é reduzido à exaustão dos momentos, este livro de Pedro J. Bondaczuk reaviva a fome de transcendência! (Nei Duclós, escritor e jornalista).Preço: R$ 23,90.

Lance fatal (contos, Editora Barauna, 73 páginas) – Um lance, uma única e solitária jogada, pode decidir uma partida e até um campeonato, uma Copa do Mundo. Assim como no jogo – seja de futebol ou de qualquer outro esporte – uma determinada ação, dependendo das circunstâncias, decide uma vida. Esta é a mensagem implícita nos quatro instigantes contos de Pedro J. Bondaczuk neste pequeno grande livro. Preço: R$ 20,90.

Como comprar:

Pela internetWWW.editorabarauna.com.br – Acessar o link “Como comprar” e seguir as instruções.
Em livrariaEm qualquer loja da rede de livrarias Cultura espalhadas pelo País.        

Acompanhe-me pelo twitter: @bondaczuk   

No comments: