Saturday, June 13, 2015

Machado de Assis vai às raízes da brasilidade

Pedro J. Bondaczuk

O terceiro livro de poesias de Machado de Assis foi “Americanas”, datado de 1875. Na oportunidade o escritor estava próximo da maturidade literária, do seu período mais criativo e fértil, que seus biógrafos consideram como sendo o a partir dos seus 40 anos de idade. Embora sem chegar, ainda, ao auge, estava muito próximo dele. Já gozava, com justiça, de bastante prestígio nos círculos intelectuais e mantinha copiosa produção, notadamente na imprensa, em jornais e revistas. “Americanas”, publicado quando Machado de Assis estava com 36 anos de idade, foi o terceiro livro de poesias, mas não o terceiro de sua então já considerável bibliografia.

Além de “Crisálidas” e “Falenas”, ele já havia publicado então dois romances (“Ressurreição”, 1872 e “A mão e a luva”, 1874), duas coletâneas de contos (“Contos fluminenses”, 1870 e “Histórias da meia-noite”, 1873) e sete peças de teatro (“Hoje Avental, Amanhã Luva”, 1860; “Desencantos”, 1861; “O Caminho da Porta”, 1863; “O Protocolo”, 1863; “Teatro”, 1863; “Quase Ministro”, 1864 e “Os Deuses de Casaca”, 1866. Era, portanto, veterano das letras, com treze livros, de quatro gêneros diferentes, à disposição dos leitores. Muitos escritores consagrados, no Brasil ou em qualquer parte do mundo, publicaram muito menos do que isso a vida toda. Mas Machado de Assis estava, apenas, praticamente no início da sua brilhante (diria, impecável) trajetória literária. O melhor ainda estava por vir.

Observe-se que, antes mesmo da publicação de “Crisálidas”, sua produção poética havia diminuído sensivelmente. Não porque lhe faltasse assunto ou, como se diz, “inspiração”. Ademais, não parou de compor (claro), já que publicou outros três livros de poesia na sequência. Apenas limitou a produção. Ocorre que suas atividades, profissionais e literárias, eram tantas, que sobrava pouco tempo para o “convívio com as Musas”. Mas se diminuiu a quantidade, aumentou a qualidade de seus poemas, que já eram de primeiríssima plana. Apurou a linguagem, beirando a perfeição, variou os temas e incursionou por assuntos que outros poetas de sua geração não ousavam explorar.

“Americanas”, como o próprio título sugere, teve como inspiração o retrato romantizado das mulheres de passado bastante remoto do Brasil, da época da colonização das terras brasílicas e até anterior a esta. É uma exaltação poética das virtudes femininas das ancestrais do povo brasileiro, notadamente das indígenas. Claro que não se tratava só disso. O livro é composto de treze poemas, alguns bastante extensos, e pode ser considerado como busca poética de uma identidade brasileira, o que estava bastante em moda no seu tempo, nos primórdios (ou quase) de um sentimento, ainda tímido, de nacionalidade, que mal se esboçava, num país com escassas décadas de independência.

“Americanas” não se limita a exaltar as virtudes femininas das mulheres do período colonial (indígenas ou não). Traz, por exemplo, versos em homenagem a José Bonifácio de Andrada e Silva, o patriarca da nossa independência. Machado de Assis explicou, tempos depois, que compôs esse poema “a pedidos”. Escreveu: (...) "Por ocasião de ser inaugurada a estátua do patriarca da Independência, em 7 de setembro de 1873, pediu-mos o Sr Comendador J. Norberto de S. S., ilustrado vice-presidente do Instituto Histórico e membro da comissão que promovera aquele monumento. Não podia haver mais agradável tarefa do que esta de prestar homenagem ao honrado cidadão, cujo nome a história conserva ligado ao do Fundador do Império".

Outro poema que me chama, em particular, a atenção, em “Americanas” é a elegia “A Gonçalves Dias”. Machado de Assis nunca escondeu a admiração que tinha pelo poeta maranhense, que morreu no mar, quando regressava ao Brasil, após longa ausência. Muitos críticos vêem certa influência de José de Alencar na decisão do “Bruxo do Cosme Velho” de explorar temática indigenista nesse livro. Até pode ser. Afinal, nessa época, Machado de Assis era muito amigo do autor de “Iracema”. Este era, além, de escritor, político influente durante a monarquia (foi senador). Consta que ambos trocavam, amiúde, idéias e observações a propósito de tudo, principalmente de Literatura.

Alguns leitores comentaram, comigo, que têm certa dificuldade para entender a poesia de Machado de Assis. Não os critico e nem os tenho em menor conta. É normal. A melhor explicação a esse propósito foi a dada pelo poeta, crítico literário e professor pernambucano, Francisco César Leal, em memorável conferência que proferiu na Academia Brasileira de Letras, se não me falha a memória em 2008, quando das solenidades alusivas ao centenário da morte do ilustre escritor. À certa altura, o saudoso conferencista (faleceu em 2013) pontuou:

“Uma das razões que tornam a poesia de Machado de Assis fechada ao leitor moderno é o caráter reflexivo de sua expressão. Essa é uma das características da poesia antiga desde Homero, passando por Virgílio e Horácio, e imprimindo a sua marca aos poetas posteriores que, em qualquer época, escreveram segundo o cânon antigo. A estes Horácio, Virgílio e Homero é o que o Curtius chama de clássicos normais. A poesia lírica de Machado não expressa apenas sentimentos, mas aquilo que ao pensamento vai sendo comunicado pela reflexão”. E explicou na sequência: “A reflexão tem o poder de multiplicar as combinações intuitivas, anula os entusiasmos afetivos, geralmente carregados de retórica, retórica prosaica e não retórica poética. Por exemplo, a retórica de um Homero, de um Bucano, de um Shakespeare, de um Camões, de um Goethe, são retóricas que se podem tolerar muito bem, e seriam até necessárias. Até mesmo o nosso Carlos Drummond de Andrade tem momentos de alguma retórica”.

Se você, caro leitor, está entre os que sentem dificuldade em entender e assimilar a poesia de Machado de Assis, não se constranja e nem desanime. Você não está sozinho nesse aspecto. Aliás, está muito bem acompanhado. Todavia, em vez de abandoná-la, liminarmente, como se escrita em hieróglifos, que seja incapaz de decifrar, persista, teime, estude. O tanto que você irá aprender, com este exercício – e não só sobre a Literatura, mas, sobretudo sobre a vida – será inestimável. Não terá preço. Valerá a pena. E, parodiando Fernando Pessoa (no que não estou sendo nada, nada, original) concluo que “tudo vale a pena se a alma não é pequena”. E a sua, certamente, não é.


Acompanhe-me pelo twitter: @bondaczuk 

No comments: