Saturday, January 10, 2015

Versão cinematográfica aquém do livro


Pedro J. Bondaczuk

A versão cinematográfica de “O colecionador de ossos”, best-seller de Jeffery Deaver sobre o qual teci alguns comentários em dias anteriores, é bem inferior ao livro em que se baseia. Isso às vezes acontece. Nem todas as obras literárias se prestam à dramaturgia, especialmente quando seus autores têm estilos peculiares de escrever. Raramente os roteiristas captam o que há de melhor no enredo impresso, por uma série de razões. Cinema é, sobretudo, ação. Nesse caso, as adaptações, até por esse motivo, não conseguem aproveitar o que muitos escritores têm como principal virtude: reflexões e capacidade descritiva peculiar. Os filmes não descrevem: mostram.

Entre o livro de Jeffery Deaver e sua versão para as telas, prefiro, mil vezes, o primeiro. Tanto que as peripécias do detetive tetraplégico Lincoln Rhyme, que aparecem em várias outras novelas do autor (com idêntico sucesso da que “originou” o peculiar personagem), não mereceram série cinematográfica. Ficaram restritas a um único e solitário filme. “O colecionador de ossos”, se não foi, propriamente, fiasco de crítica e de público, não se constituiu, também, em êxito, desses que credenciam seus produtores ao Oscar, por exemplo, ou a qualquer outra premiação do gênero. Não repetiu, pois, o inegável êxito do livro que, tantos anos após seu lançamento, continua vendendo aos milhares, fenômeno que se repete com a série que o sucedeu envolvendo a dupla de detetives.

Essa recepção (digamos) fria, do público e da crítica ao filme não se deveu ao elenco, dos mais “estrelados”, tendo como destaque a dupla Denzel Washington e Angelina Jolie nos principais papéis. O motivo se deve ao roteiro, à adaptação do livro, feita por Jeremy Iacone. E não se trata, como muito apressadinho tenderá a concluir, de incompetência do roteirista. Longe disso. Deve-se às dificuldades que determinadas obras literárias apresentam para serem adaptadas para o cinema. E a novela de Jeffery Deaver é uma delas.

Não entendi, porém, algumas mudanças (no meu entender supérfluas) que o roteirista fez em relação ao original do escritor. Por que, por exemplo, o sobrenome da personagem de Angelina Jolie teve que ser alterado? No livro, a policial que faz dupla com Lincoln Rhyme nas investigações chama-se Amelia Sachs. Já no filme, ela passa a ser Amélia Donaghy. Por que mexer nesse pequeno detalhe que nada acrescenta para o entendimento do enredo? Outra alteração supérflua, desnecessária, e que chama a atenção de quem leu o livro atentamente e assistiu sua versão cinematográfica, é a “mudança de sexo” do faz tudo de Lincoln Rhyme – aquele que faz as vezes, simultaneamente, de enfermeiro, secretário, guarda-costas etc.etc.etc. – sem o qual o detetive tetraplégico não sobreviveria mais do que alguns dias. No livro, é um homem, chamado o tempo todo de Thom. Já no filme, é uma mulher, Thelma (papel interpretado pela rapper Queen Latifah), mudança essa que, reitero, é totalmente desnecessária e para mim sem sentido.

A versão cinematográfica de “O colecionador de ossos” só não teve avaliação ainda pior da crítica, graças ao excelente desempenho de Denzel Washington (o que, convenhamos, não chega a surpreender, tratando-se dele). O papel de Lincoln Rhyme é dificílimo. Por tratar-se de um tetraplégico, que raramente sai da cama, as possibilidades corporais de um ator, que prima pela ação, são restritíssimas. O consagrado astro de Hollywood, todavia, tira água de pedra. Utilizando-se, apenas, do rosto, das expressões faciais e do tom de voz, manifesta, com genial perfeição, a amargura de um homem sem nenhuma mobilidade física, cujo desejo maior é o de conseguir ajuda para que possa cometer suicídio, que caracteriza essa figura. É coisa de gênio!

Já Angelina Jolie não brilha (como se espera dela), mas não decepciona. Vive sua personagem com correção, posto que com sobriedade, sem nada de excepcional que se espera sempre de uma atriz do seu porte, com tantos prêmios no currículo. O filme, rodado em 1999, conta com direção de Phillip Noyce. A trilha sonora, por sinal adequada, é de Craig Armstrong. Entre os demais integrantes do elenco, destacam-se Queen Latifah, Michael Rooker, Mike McGlone, Luiz Guzmán, Leland Orser, John Benjamin Hickey, Bob Cannavale, Ed O’Neil, Richard Zeman, Olivia Birkelund, Gary Swanson, Jim Bulleit e Frank Fontaine.

Quem assistiu somente a versão cinematográfica de “O colecionador de ossos”, sem ler o livro de Jeffery Deaver, que a inspirou, não tem noção exata da excelência dessa obra, que assegurou uma coleção de (merecidos) prêmios literários ao autor. Por mais que aprecie o desempenho dos protagonistas e sua excelente fotografia, não posso deixar de concordar com a crítica publicada no “Rotten Tomatoes” a propósito dessa película: “Um talentoso elenco é desperdiçado em uma tentativa branda de um filme de suspense sobre serial-killer”. Ainda assim recomendo, sobretudo aos amantes de contos policiais, que conheçam as duas produções. Ou seja, que assistam, sim, ao filme, mas sem deixar de ler o excelente livro de Jeffery Deaver.

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