Sunday, January 18, 2015

Os apelidos, quando não chulos e, portanto, não ofensivos, que não ridicularizem alguém, por exemplo, por causa de alguma eventual deficiência física, são uma forma carinhosa de tratar determinadas pessoas com as quais tenhamos certa intimidade. O engraçado é que é impossível de determinar como nascem, quem foi a primeira pessoa que chamou outra daquela maneira. Alguns, pegam, outros não. A maneira mais rápida deles pegarem é o apelidado mostrar irritação com o apelido que tentam lhe impingir. Aí, é tiro e queda. A pessoa nunca mais é chamada pelo nome de batismo, a não ser, claro, nos atos formais no trabalho, na faculdade, nos documentos etc. Alguns agradam tanto, que os apelidados formalizam-nos no nome verdadeiro. É o caso do nosso ex-presidente, que ao Luís Inácio da Silva incorporou o “Lula”. Poucos são tão criativos, nesse aspecto, quanto o carioca. Vive sendo apelidado e apelidando os outros. Raros são os que nunca foram apelidados e nem apelidaram alguém. Vinicius de Moraes, em uma deliciosa crônica intitulada “Apelidos” (publicada no livro “Para uma menina com uma flor”, Companhia das Letras), escreve a respeito: “O gênio do apelido é virtude brasileira, diria quase carioca. Não conheço, em outros povos, uma tal espontaneidade na caracterização de tipos através de apelidos”. Também não conheço.


@@@@@@@@@@

Livros que recomendo:

“Balbúrdia Literária”José Paulo Lanyi – Contato: jplanyi@gmail.com
“A Passagem dos Cometas” – Edir Araújo – Contato: edir-araujo@hotmail.com
“Aprendizagem pelo Avesso”Quinita Ribeiro Sampaio – Contato: ponteseditores@ponteseditores.com.br
“Um dia como outro qualquer” – Fernando Yanmar Narciso.  

O que comprar:

Cronos e Narciso (crônicas, Editora Barauna, 110 páginas) – “Nessa época do eterno presente, em que tudo é reduzido à exaustão dos momentos, este livro de Pedro J. Bondaczuk reaviva a fome de transcendência! (Nei Duclós, escritor e jornalista).Preço: R$ 23,90.

Lance fatal (contos, Editora Barauna, 73 páginas) – Um lance, uma única e solitária jogada, pode decidir uma partida e até um campeonato, uma Copa do Mundo. Assim como no jogo – seja de futebol ou de qualquer outro esporte – uma determinada ação, dependendo das circunstâncias, decide uma vida. Esta é a mensagem implícita nos quatro instigantes contos de Pedro J. Bondaczuk neste pequeno grande livro.Preço: R$ 20,90.

Como comprar:

Pela internetWWW.editorabarauna.com.br – Acessar o link “Como comprar” e seguir as instruções.
Em livrariaEm qualquer loja da rede de livrarias Cultura espalhadas pelo País.

Acompanhe-me pelo twitter: @bondaczuk         

No comments: