Friday, July 14, 2017

DIZ-SE, AMIÚDE, QUE “O POETA SÓ É GRANDE SE SOFRER”. SERÁ?
Relacionamentos sadios e bem-sucedidos não fornecem base para boa literatura. Há, até, uma letra do cancioneiro popular brasileiro, composição do grande Vinícius de Moraes, consagrada pelo cantor Nelson Gonçalves, que diz, em determinado trecho, que o poeta “só é grande se sofrer”. E esse sofrimento a que se refere é o da tal carência afetiva. Em romances, contos, novelas, peças teatrais e enredos de filmes, é essa condição, mesmo quando não explicitada pelo autor, que está subjacente da primeira à última linha dessas produções e que está por trás dos dramas, comédias, tragédias e circunstâncias que compõem a aventura humana narrada pelo escritor. Não há quem nunca não tenha se sentido carente de afeto, mesmo que não admita ou sequer identifique essa sensação. São raras as pessoas, por exemplo, que em alguma fase da vida, em geral na adolescência, nunca tiveram alguma paixão “impossível” (ou que caracterizaram dessa forma) e não se frustraram por não lograr a conquista do objeto desse amor (quase sempre platônico). Há exceções? Talvez sim! Não posso assegurar. É impossível de saber.


@@@@@@


Livros que recomendo:
Poestiagem – Poesia e metafísica em Wilbett Oliveira” (Fortuna crítica) – Organizado por Abrahão Costa Andrade, com ensaios de Ester Abreu Vieira de Oliveira, Geyme Lechmer Manes, Joel Cardoso, Joelson Souza, Levinélia Barbosa, Karina de Rezende T. Fleury, Pedro J. Bondaczuk e Rodrigo da Costa Araújo – Contato: opcaoeditora@gmail.com
Balbúrdia Literária” – José Paulo Lanyi – Contato: jplanyi@gmail.com
A Passagem dos Cometas” – Edir Araújo – Contato: edir-araujo@hotmail.com
Boneca de pano” - Edir Araújo – Contato: edir-araujo@hotmail.com
Águas de presságio” – Sarah de Oliveira Passarella – Contato: contato@hortograph.com.br
Um dia como outro qualquer” – Fernando Yanmar Narciso.
A sétima caverna” – Harry Wiese – Contato: wiese@ibnet.com.br
Rosa Amarela” – Francisco Fernandes de Araujo – Contato: contato@elo3digital.com.br
Acariciando esperanças” – Francisco Fernandes de Araujo – Contato: contato@elo3digital.com.br
O que comprar:
Cronos e Narciso (crônicas, Editora Barauna, 110 páginas) – “Nessa época do eterno presente, em que tudo é reduzido à exaustão dos momentos, este livro de Pedro J. Bondaczuk reaviva a fome de transcendência! (Nei Duclós, escritor e jornalista). – Preço: R$ 23,90.
Lance fatal (contos, Editora Barauna, 73 páginas) – Um lance, uma única e solitária jogada, pode decidir uma partida e até um campeonato, uma Copa do Mundo. Assim como no jogo – seja de futebol ou de qualquer outro esporte – uma determinada ação, dependendo das circunstâncias, decide uma vida. Esta é a mensagem implícita nos quatro instigantes contos de Pedro J. Bondaczuk neste pequeno grande livro. – Preço: R$ 20,90.
Como comprar:
Pela internet – WWW.editorabarauna.com.br – Acessar o link “Como comprar” e seguir as instruções.
Em livraria:
Edição impressa:
1. Em qualquer loja da rede de livrarias Cultura espalhadas pelo País.
2. Livraria Saraiva.
3. Cia. Dos Livros.
4. Amazon
Edição em e-book:
  1. Editora Barauna
  2. Buscapé
  3. Extra
  4. Travessa
  5. Folhashop
  6. Shopping uol

Acompanhe-me pelo twitter: @bondaczuk

No comments: