Sunday, January 15, 2017

Voto e democracia


Pedro J. Bondaczuk


O sistema presidencialista de maior sucesso na história prepara-se para repetir, no início de novembro, um ritual que nunca deixou de ser exercitado desde 1776. A cada quatro anos, sejam quais forem as circunstâncias políticas, econômicas e sociais vigentes, milhões de cidadãos têm acorrido às urnas para a escolha de seu presidente.

O notável é que nestes 216 anos circunstância alguma conseguiu interromper, ou mesmo adiar, esta prática. É claro que nos referimos às eleições presidenciais dos Estados Unidos. Elas são aquilo que mais se aproxima do conceito de "democracia" no mundo contemporâneo. Aliás, trata-se do único país com este sistema de governo --- pelo menos que vem de imediato à mente --- onde essa escolha ocorreu com exemplar regularidade.

Seria esta, todavia, a democracia ideal? Os Estados Unidos constituem uma sociedade absolutamente vencedora, paradigma para os demais povos do mundo? Na ausência de outra prática melhor, não deixa de ser caso para imitação. No entanto, está longe, muito distante de se constituir num regime perfeito, que confira igualdade de oportunidades a todos. Há enormes bolsões de miséria em meio à opulência. Existe uma carga de preconceitos, especialmente raciais, intolerável entre os norte-americanos. As comunidades afetadas são, sobretudo, a negra e a hispânica.

O país mais rico e poderoso do mundo atravessa um período de crise. A exemplo do que ocorre no resto do Planeta, não se trata apenas de uma questão econômica. É algo mais profundo, mais preocupante, mais perigoso. Entra nos terrenos moral, político e estrutural.

É o próprio capitalismo do "laissez faire" que passa por um severo questionamento, agora que seu pólo oposto, seu antípoda, se revelou inadequado e até desastroso como opção. A pergunta que se faz, amiúde, desde a espetacular debacle do comunismo no Leste europeu, é se o sistema norte-americano, com toda a sua excelência, é o substituto ideal para aqueles povos, que equilibre esses países e os coloque na trilha do desenvolvimento sustentado, com justiça social.

O cientista político italiano, Norberto Bobbio, assinala: "A democracia, admitamos, superou o desafio do comunismo histórico. Mas que meios e que ideais ela tem para confrontar aqueles mesmos problemas dos quais nasceu o desafio comunista?"

Está aí o grande repto para os defensores do liberalismo autêntico, não o de fachada. Não daquilo que se convencionou chamar de "capitalismo selvagem", que se preocupa unicamente com a geração e acumulação de riquezas, sem levar em conta o objetivo básico dessa prática, que seria o da distribuição equitativa do que for gerado, para proporcionar conforto, bem estar, saúde e evolução mental, se não a todos, pelo menos à maioria dos homens.

Fica, para reflexão, a observação do ensaísta Alan Ryan, quando constata: "Para utilizar o jargão atual, não é preciso um cientista nuclear, muito menos um marxista sofisticado, para perceber que existe algo de seriamente errado na sugestão de que o capitalismo do 'laissez faire' triunfou sobre a alternativa socialista. Por acaso triunfou?!

(Artigo publicado na página 3, Opinião, do Correio Popular, em 13 de setembro de 1992).


Acompanhe-me pelo twitter: @bondaczuk  

No comments: