Tuesday, January 03, 2017

Nobel da Paz a Gorbachev


Pedro J. Bondaczuk


A Comissão do Nobel da Noruega atendeu, ontem, senão a uma unanimidade mundial --- afinal, como diz o surrado clichê, "ninguém consegue agradar simultaneamente a gregos e troianos" ---  pelo menos à maioria de vozes que defendia o prêmio da Paz de 1990 ao presidente soviético, Mikhail Gorbachev.

Hoje, sem dúvida nenhuma (e há pesquisa de opinião em profusão para comprovar isso), ele é o político (e sobretudo estadista) mais popular do mundo, à exceção, talvez (e estranhamente), de seu próprio país: a URSS. Mas, mesmo ali, não deixa de ter seu público, embora conte com opositores fortíssimos, que ninguém, em sã consciência, gostaria de enfrentar.

Haverá, certamente, quem irá se opor à Comissão do Nobel do Parlamento norueguês, por sua decisão. Estes argumentarão, por exemplo, com os episódios sangrentos do início do corrente ano na República do Azerbaijão, particularmente na capital azerbaijense, Baku, para onde Gorbachev enviou tropas que reprimiram duramente os nacionalistas locais, redundando num número elevado de mortes.

Mas se o leitor se recordar bem desses fatos, notará que o presidente soviético foi acusado, na oportunidade, tanto pelos radicais comunistas quanto pelos opositores destes, de fraqueza por demorar tanto tempo --- quase dois anos --- para tomar alguma atitude em relação ao conflito étnico nos Urais. O que o líder deseja evitar era exatamente o derramamento de sangue.

Todavia, os defensores de Gorbachev podem contrapor dezenas, quiçá centenas de atitudes corajosas, conscientes, humanas para a promoção da paz que ele tomou. Por exemplo, a quase milenar Catedral de São Basílio, no Cremlin, em plena Praça Vermelha de Moscou, esteve superlotada anteontem.

Mas essa superlotação não foi de manifestantes políticos ou de turistas desejosos de apreciar as relíquias do templo. Foi de fiéis adorando a Deus e fazendo orações no coração do poder de um país que por mais de sete décadas apregoou que a "religião é o ópio do povo".

Podem ser citados, ainda, a favor do presidente soviético, a reunificação das duas Alemanhas; ou o magnífico sopro dos ventos da liberdade por todo o Leste europeu; ou o desarmamento de espíritos na Ásia, quando os coreanos se preparam para imitar os alemães e restaurar sua unidade nacional.

Por isso, o maior adversário de Gorbachev, em seu próprio país, o ultraconservador Yegor Ligachev, disse, ontem, quando soube da premiação, com o Nobel da Paz, ao seu rival: "Sinto uma profunda alegria e satisfação com o prêmio". Havia escolha mais óbvia?!!

(Artigo publicado na página 2, Opinião, do Correio Popular, em 16 de outubro de 1990).


 Acompanhe-me pelo twitter: @bondaczuk    

No comments: