Thursday, January 26, 2017

Reformas são oxigênio social


Pedro J. Bondaczuk


O presidente soviético, Mikhail Gorbachev, ao assumir o poder, em março de 1985, com a morte de Constantin Chernenko, compreendeu até que ponto ia a diferença entre o dogma socialista que aprendeu nos bancos escolares e nas doutrinações ideológicas e a prática.

Na teoria, o sistema vigente em seu país tinha tudo para funcionar. Era o supra-sumo da perfeição, a instituição do Paraíso na Terra. Todos teriam acesso à educação, à saúde, ao trabalho, à habitação e, felizes e realizados, seriam produtivos, gerando riquezas que seriam partilhadas pela totalidade dos cidadãos, sob as bênçãos do Estado soberano, numa sociedade sem classes, e por isso sem lutas entre elas. Todavia, entre a teoria e a prática, entre a retórica e a realidade existe uma distância enorme.

Em pouco tempo o novo líder do Cremlin percebeu que aquilo que lhe ensinaram ser democracia, era na verdade sua antítese. Que a cidadania se incorporava ao sistema não por vontade própria, deliberadamente, mas mediante ameaças, intimidações, prisões arbitrárias e trabalhos forçados.

Tratava-se, pois, de uma ditadura em sua mais clássica definição. De paradisíaco não tinha nada e era o mais odioso dos infernos. Não representava a preponderância absoluta do proletariado, conforme apregoava o partido único, com seus "diktats", verdadeiros dogmas para serem seguidos e nunca discutidos, mas "sobre" ele.

Não tardou, também, para que Mikhail Gorbachev entendesse o quanto havia de falso na afirmação de que o Estado soviético havia criado uma sociedade sem classes, igualitária, onde todos tinham idêntica liberdade e absoluta igualdade de oportunidades. Pelo contrário.

Uma elite de burocratas dispunha de todos os privilégios num país que, à exceção de uma desproporcional força militar, o que havia para socializar era somente a miséria. A cúpula do Partido Comunista, cujos líderes eram cultuados como "deuses" revolucionários, contava com luxos e regalias que sequer os czares jamais haviam tido. Tudo em nome do socialismo.

Três classes estavam bem definidas: a dos que ocupavam cargos de direção no PC, a dos militares e a do povo em geral. Esta última sim dispunha de igualdade: de sofrimentos, carências e submissão. Era evidente para Gorbachev --- e o seria para qualquer homem inteligente que se recusa a se aferrar a dogmas e deixar de pensar --- a diferença entre o discurso socialista e a prática.

A União Soviética era um país de fantasia, fora da realidade. Caminhava para o abismo, para a dissolução, e pouca gente se dava conta disso. E aqueles que percebiam esse fato não tinham coragem de falar, para não acabarem em algum dos tantos "gulags" de que o país era farto, quando não em um manicômio judiciário.

Qual a solução para isso? A verdade, nua e crua, com todas suas implicações! Mudanças profundas, não somente de conceitos, mas sobretudo de comportamento. Gorbachev constatou, em seu livro "Perestroika", hoje um verdadeiro clássico e "best-seller" mundial, que "a reforma política é o oxigênio de que o organismo social necessita para viver". E aquele corpo corrompido, cuja direção passou a lhe caber, o soviético, estava moribundo, asfixiado de tanto dogma e de tanta corrupção.

(Artigo publicado na página 13, Internacional, do Correio Popular, em 21 de março de 1991).


Acompanhe-me pelo twitter: @bondaczuk     

No comments: