Tuesday, January 03, 2017

CRENÇA SEM TITUBEIO NA IMORTALIDADE DA ALMA

Até ler o livro de Jorge Luiz Borges, “História da Eternidade”, nunca tinha sequer ouvido falar de Miguel Servet. Depois disso, arregacei as mangas e pesquisei exaustivamente sobre sua vida e suas idéias e fiquei fascinado com ambos. Foi mais um homem lúcido e genial a ser destruído pelo vil fanatismo e estúpida intolerância. Não foi, claro, o primeiro e, certamente, não será o último (infelizmente). Servet, todavia, acreditava em eternidade, o que me leva a ponderar sobre a possibilidade dela ser um fato. Ainda não formei juízo a propósito. Talvez nunca forme, pois busco uma prova – uma única, isolada e solitária que seja para isso –, que instale, sem sombra de dúvidas, esse tipo de convicção em minha mente, excessivamente cartesiana. Borges refere-se assim a esse sublime e corajoso rebelde: “Uma tradição oral que recolhi em Genebra durante os últimos anos da Primeira Guerra Mundial conta que Miguel Servet disse aos juízes que o haviam condenado à fogueira: ‘Arderei, mas isso não passa de um fato. Logo continuaremos a discutir na eternidade’”. Isso é que era convicção! Mas não era fanatismo. Diferenciava-o deste o fato do sábio espanhol nunca tentar impor essa idéia a ninguém, muito menos com o recurso da coação, por métodos violentos e homicidas. Acreditava tanto na imortalidade da alma que se propôs a continuar a discussão teológica que o levou à fogueira “na” eternidade, mas não pretendia debater  “sobre” ela, que considerava como ponto pacífico.


@@@@@@@@@

Livros que recomendo:

“Poestiagem – Poesia e metafísica em Wilbert Oliveira” (Fortuna crítica)Organizado por Abrahão Costa Andrade, com ensaios de Ester Abreu Vieira de Oliveira, Geyme Lechmer Manes, Joel Cardoso, Joelson Souza, Levinélia Barbosa, Karina de Rezende T. Fleury, Pedro J. Bondaczuk e Rodrigo da Costa Araújo – Contato: opcaoeditora@gmail.com  
“Balbúrdia Literária” José Paulo Lanyi – Contato: jplanyi@gmail.com
“A Passagem dos Cometas” – Edir Araújo – Contato: edir-araujo@hotmail.com
“Boneca de pano” - Edir Araújo – Contato: edir-araujo@hotmail.com
“Águas de presságio”Sarah de Oliveira Passarella – Contato: contato@hortograph.com.br
“Um dia como outro qualquer”Fernando Yanmar Narciso.
“A sétima caverna”Harry Wiese – Contato:  wiese@ibnet.com.br
“Rosa Amarela” – Francisco Fernandes de Araujo – Contato: contato@elo3digital.com.br
“Acariciando esperanças” – Francisco Fernandes de Araujo – Contato: contato@elo3digital.com.br    

O que comprar:

Cronos e Narciso (crônicas, Editora Barauna, 110 páginas) – “Nessa época do eterno presente, em que tudo é reduzido à exaustão dos momentos, este livro de Pedro J. Bondaczuk reaviva a fome de transcendência! (Nei Duclós, escritor e jornalista). Preço: R$ 23,90.

Lance fatal (contos, Editora Barauna, 73 páginas) – Um lance, uma única e solitária jogada, pode decidir uma partida e até um campeonato, uma Copa do Mundo. Assim como no jogo – seja de futebol ou de qualquer outro esporte – uma determinada ação, dependendo das circunstâncias, decide uma vida. Esta é a mensagem implícita nos quatro instigantes contos de Pedro J. Bondaczuk neste pequeno grande livro.Preço: R$ 20,90.

Como comprar:

Pela internetWWW.editorabarauna.com.br – Acessar o link “Como comprar” e seguir as instruções.

Em livraria:

Edição impressa:
1. Em qualquer loja da rede de livrarias Cultura espalhadas pelo País.
2. Livraria Saraiva.
3. Cia. Dos Livros.
4. Amazon

Edição em e-book:
1.     Editora Barauna
2.     Buscapé
3.     Extra
4.     Travessa
5.     Folhashop
6.     Shopping uol       

Acompanhe-me pelo twitter: @bondaczuk  

No comments: