Sunday, January 29, 2017

Mandatos sem mácula


Pedro J. Bondaczuk


A Justiça Eleitoral agiu de forma correta, ao anular as eleições proporcionais do dia 3 passado, no Rio, por causa das fraudes constatadas durante a apuração e determinar nova votação para 15 de novembro próximo, junto com o segundo turno para o governo do Estado.

É certo que aqueles que conquistaram um mandato nas urnas de forma limpa – ou para a Câmara Federal ou para a Assembléia Legislativa – vão ser prejudicados. Nada garante que consigam a mesma votação que haviam obtido. Mas o processo fraudulento foi tão extenso, que é impossível identificar todos os que foram beneficiados por ele.

Concordamos, portanto, com o editorial do jornal “O Estado de São Paulo” de sexta-feira passada, quando diz que a nova eleição terá o mérito de permitir que os eleitos assumam suas cadeiras de cabeça erguida, sem que sobre eles pese a mínima sombra de suspeição.

Os que perderem o mandato que eventualmente já haviam conquistado, paciência. Vão se constituir nas grandes vítimas da vigarista grega Maria Stavrinou, a líder da quadrilha de fraudadores (ou talvez testa-de-ferro de algum bandido muito conhecido e que permanece na sombra, manipulando os cordéis da corrupção). Muitos dos prejudicados, certamente, irão recorrer à Justiça, e com pleno direito. Mas o que fazer, nessas circunstâncias, senão anular as eleições?

Claro que ninguém garante que a votação de 15 de novembro estará a salvo de novas manipulações, vendas de votos e outras canalhices do gênero, como as praticadas na anterior. Por uma falha imperdoável da legislação, que já criticamos em outras oportunidades por suas inúmeras deficiências, candidatos envolvidos em crimes, eleitorais ou não – um deles preso em flagrante e que está na cadeia – vão poder concorrer de novo. Compete aos eleitores a correção da lei, dando ao bandido o tratamento de repúdio que eles merecem.

Nas horas em que se torna necessário, o povo mostra que sabe votar. Por exemplo, dos 18 citados no relatório da Comissão Parlamentar de Inquérito que investigou o escândalo da manipulação do Orçamento da União, nenhum foi reeleito.

Pelo menos metade desse grupo teve a suprema “cara-de-pau” de se candidatar e pedir o voto dos cidadãos, inclusive por rádio e televisão, no horário eleitoral gratuito, no recesso do nosso lar. Contudo, esses deputados (e um senador) que não souberam honrar seus mandatos e venderam, como Judas, os que neles confiaram por “30 moedas” (aliás, apenas figurativamente, pois devem ter ganhado, na verdade, rios de  dólares), estarão fora da vida pública pelos quatro próximos anos pelo menos.

Pode ser até que voltem a se eleger algum dia. O brasileiro costuma ser generoso com os que erram e acaba perdoando a muitos. Neste caso, no entanto, e no das fraudes do Rio, é preciso que não aja assim. Quem se corrompeu uma vez, é provável que o faça duas, dez, cem, mil ou mais vezes.

Mostrou que não possui caráter e não é digno de confiança. O que é preciso, acima de tudo, é que a polícia e a justiça aprofundem as investigações e identifiquem e punam todos os culpados (sejam quais forem) desta bandalheira eleitoral, que não pode ser repetida e nem copiada, pelo bem da ética e da democracia.

(Artigo publicado na página 2, Opinião, do Correio Popular, em 25 de outubro de 1994).


 Acompanhe-me pelo twitter: @bondaczuk    

No comments: