Monday, January 09, 2017

“QUEM CONTA UM CONTO AUMENTA UM PONTO”

A sabedoria popular cunhou um dito segundo o qual “quem conta um conto, aumenta um ponto”. Ou seja, quem narra alguma história que ouviu alhures jamais a reproduz rigorosamente igual à narrativa de sua fonte primitiva. Sempre acrescenta algum detalhe pessoal, às vezes até de forma inconsciente, que a modifica um pouco ou muito, conforme o caso. Não raro, essas modificações são tão profundas, que do “causo” original não resta praticamente nada. Esse contador de segunda, terceira ou sabe-se lá qual mão, conta uma história absolutamente nova, que talvez só lembre, posto que muito remotamente, a que um dia ouviu e muitas vezes nem isso. São assim que nascem o que se convencionou chamar de “lendas urbanas”. Os enredos podem ter, e têm, diversas características. Ora são histórias de assombrações, ora de lobisomens, ora de animais que falam, ora de figuras misteriosas que atacam pessoas incautas e vai por aí afora. São raros os  que nunca ouviram (ou que jamais contaram) em rodinhas de amigos esse tipo de “causo”. Quem os ouve, mesmo que naquele momento em que tais histórias são narradas ridicularize quem as narra, mais cedo ou mais tarde, quando surgir oportunidade para isso, as irá reproduzir. E, claro, acrescentando sua contribuição pessoal, acrescentando um ou vários detalhes novos.


@@@@@@@@@

Livros que recomendo:

“Poestiagem – Poesia e metafísica em Wilbert Oliveira” (Fortuna crítica)Organizado por Abrahão Costa Andrade, com ensaios de Ester Abreu Vieira de Oliveira, Geyme Lechmer Manes, Joel Cardoso, Joelson Souza, Levinélia Barbosa, Karina de Rezende T. Fleury, Pedro J. Bondaczuk e Rodrigo da Costa Araújo – Contato: opcaoeditora@gmail.com  
“Balbúrdia Literária”José Paulo Lanyi – Contato: jplanyi@gmail.com
“A Passagem dos Cometas” – Edir Araújo – Contato: edir-araujo@hotmail.com
“Boneca de pano” - Edir Araújo – Contato: edir-araujo@hotmail.com
“Águas de presságio”Sarah de Oliveira Passarella – Contato: contato@hortograph.com.br
“Um dia como outro qualquer”Fernando Yanmar Narciso.
“A sétima caverna”Harry Wiese – Contato:  wiese@ibnet.com.br
“Rosa Amarela” – Francisco Fernandes de Araujo – Contato: contato@elo3digital.com.br
“Acariciando esperanças” – Francisco Fernandes de Araujo – Contato: contato@elo3digital.com.br    

O que comprar:

Cronos e Narciso (crônicas, Editora Barauna, 110 páginas) – “Nessa época do eterno presente, em que tudo é reduzido à exaustão dos momentos, este livro de Pedro J. Bondaczuk reaviva a fome de transcendência! (Nei Duclós, escritor e jornalista).Preço: R$ 23,90.

Lance fatal (contos, Editora Barauna, 73 páginas) – Um lance, uma única e solitária jogada, pode decidir uma partida e até um campeonato, uma Copa do Mundo. Assim como no jogo – seja de futebol ou de qualquer outro esporte – uma determinada ação, dependendo das circunstâncias, decide uma vida. Esta é a mensagem implícita nos quatro instigantes contos de Pedro J. Bondaczuk neste pequeno grande livro.Preço: R$ 20,90.

Como comprar:

Pela internetWWW.editorabarauna.com.br – Acessar o link “Como comprar” e seguir as instruções.

Em livraria:

Edição impressa:
1. Em qualquer loja da rede de livrarias Cultura espalhadas pelo País.
2. Livraria Saraiva.
3. Cia. Dos Livros.
4. Amazon

Edição em e-book:
1.     Editora Barauna
2.     Buscapé
3.     Extra
4.     Travessa
5.     Folhashop
6.     Shopping uol       

Acompanhe-me pelo twitter: @bondaczuk  

No comments: