Tuesday, January 24, 2017

Repressão a curdos é cíclica



Pedro J. Bondaczuk


O segundo êxodo verificado na região do Golfo Pérsico é dos curdos e xiitas, que fugiram das represálias das tropas de Saddam Hussein, após seus fracassados levantes no Norte e no Sul do Iraque, respectivamente. Este, contudo, está, ao que tudo indica, numa situação de refluxo.

Muitos fugitivos, confiando na proteção ocidental, estão regressando para suas vilas, aldeias e cidades, embora não se possa precisar quantos. Outros, permanecem em acampamentos na Turquia e no Irã, desconfiados, ainda, de que suas vidas possam estar em perigo.

É interessante, e pitoresca, a história dos curdos, envolta, em geral, em mistério, e que vem à tona, somente, em ocasiões de grande conflito.

Isto aconteceu, por exemplo, em 1566, quando da morte do poderoso sultão Solimão, no auge do Império Otomano. Na oportunidade, o Curdistão existia de fato, como província. Seu território era bastante extenso, invadindo áreas dos atuais União Soviética, Irã, Síria, Iraque e Turquia.

Nesse ano, todavia, começaram a ser perseguidos ferozmente. Os compêndios de História, que mencionam os curdos apenas marginalmente, não precisam a origem desse povo. Sabe-se que eles são, racialmente, afins dos iranianos, possivelmente descendentes dos antigos medas, que ao lado dos persas formaram a segunda superpotência surgida através dos tempos – a primeira foi a Babilônia. Não possuem, todavia, unidade étnica. Há várias subdivisões tribais entre eles.

Sua língua é aparentada ao farsi, falado no Irã. A grande maioria é muçulmana sunita, embora haja outras religiões entre os curdos, inclusive uma seita que mereceria um pouco mais de estudo, que tem no Demônio o seu deus.

O território que eles ocupam, no Norte do Iraque, tido como inóspito, por suas montanhas íngremes e geladas, pode ser considerado a área nobre do país. O solo iraquiano, na sua maior parte, à exceção das margens dos seus dois principais rios, Tigre e Eufrates, é árido, pode-se dizer, desértico.

Excluído o petróleo, seu produto mais farto são as tâmaras. O mesmo não acontece no Curdistão. A região detém um dos mais produtivos campos petrolíferos do Iraque, o de Kirkuk, cuja jazida foi descoberta em 1927. Seu solo é bastante fértil, prestando-se, sobretudo, ao plantio de cevada, trigo e frutas. Pode-se dizer, portanto, que a zona é uma espécie de celeiro alimentar do país.

A movimentação ocorrida no Curdistão e a presença de tropas estrangeiras ali certamente irão agravar as dificuldades alimentares iraquianas, que já são imensas. As safras correm o risco de se perder, por absoluto abandono. Até se entende a razão de Saddam Hussein – e seus antecessores no poder – se oporem à cessão desse território aos curdos. Afinal, eles são mais numerosos na Turquia, onde chegam a 12 milhões e onde são até reprimidos.

Todavia, a imprensa raramente noticiou tal repressão. Quando muito, citou, marginalmente, em pés de página, um ou outro incidente. Esse silêncio decorre de todo um jogo de interesses ocidental. A Turquia, afinal, integra a Comunidade Econômica Européia e a Organização do Tratado do Atlântico Norte, Otan. Não é, evidentemente, o caso do Iraque.      

(Artigo publicado na página 16, Internacional, do Correio Popular, em 10 de maio de 1991)


Acompanhe-me pelo twitter: @bondaczuk       

No comments: