Thursday, January 12, 2017

DUAS LENDAS URBANAS INTERNACIONAIS

Leio, na enciclopédia eletrônica Wikipédia, algumas lendas urbanas, muitas das quais não conhecia. Essa fonte cita, por exemplo, o caso do “Demônio de Jersey”. A população dessa localidade dos Estados Unidos afirma que quando uma mulher (provavelmente Deborah Smith) deu à luz ao 13º filho (tinha que ser o número 13!), invocou o diabo. Por causa dessa invocação, o recém-nascido foi transformado em uma criatura horrenda, demoníaca e voadora. Muitas pessoas da localidade juram, de pés juntos, que a história é verídica. Ingênuos e supersticiosos há em tão grande quantidade quanto as areias das praias.  Há sempre quem acredite (e não são poucos) e espalhe esse tipo de coisa. Claro, acrescentando indefectíveis detalhes, muito diferentes da narrativa original. Outra lenda urbana citada pela Wikipédia (e que até foi levada às telas do cinema e que anos mais tarde chegou ao Brasil, com algumas adaptações), é a da “Gangue do Palhaço”. A fonte explica que ela “começou quando um jornal lançou uma série sobre crimes, e citou um palhaço americano que nos anos 60 assassinava crianças. Então começou a ser passada adiante a lenda de que um palhaço de Osasco roubava órgãos em uma Kombi azul”. Cheguei a ouvir essa última versão, repleta de detalhes. E quem me contou (cujo nome, por razões óbvias, prefiro omitir) , assegurou que tinha muitas testemunhas (chegando a citar nominalmente um punhado delas) que atestariam a veracidade do “fato”. Fato? Não! Legítima lenda urbana!!! Fingi que acreditei, claro, para não perder o amigo. E você, caro leitor, qual  sua lenda urbana predileta?


@@@@@@@@

Livros que recomendo:

“Poestiagem – Poesia e metafísica em Wilbert Oliveira” (Fortuna crítica)Organizado por Abrahão Costa Andrade, com ensaios de Ester Abreu Vieira de Oliveira, Geyme Lechmer Manes, Joel Cardoso, Joelson Souza, Levinélia Barbosa, Karina de Rezende T. Fleury, Pedro J. Bondaczuk e Rodrigo da Costa Araújo – Contato: opcaoeditora@gmail.com  
“Balbúrdia Literária”José Paulo Lanyi – Contato: jplanyi@gmail.com
“A Passagem dos Cometas” – Edir Araújo – Contato: edir-araujo@hotmail.com
“Boneca de pano” - Edir Araújo – Contato: edir-araujo@hotmail.com
“Águas de presságio”Sarah de Oliveira Passarella – Contato: contato@hortograph.com.br
“Um dia como outro qualquer”Fernando Yanmar Narciso.
“A sétima caverna”Harry Wiese – Contato:  wiese@ibnet.com.br
“Rosa Amarela” – Francisco Fernandes de Araujo – Contato: contato@elo3digital.com.br
“Acariciando esperanças” – Francisco Fernandes de Araujo – Contato: contato@elo3digital.com.br    

O que comprar:

Cronos e Narciso (crônicas, Editora Barauna, 110 páginas) – “Nessa época do eterno presente, em que tudo é reduzido à exaustão dos momentos, este livro de Pedro J. Bondaczuk reaviva a fome de transcendência! (Nei Duclós, escritor e jornalista).Preço: R$ 23,90.

Lance fatal (contos, Editora Barauna, 73 páginas) – Um lance, uma única e solitária jogada, pode decidir uma partida e até um campeonato, uma Copa do Mundo. Assim como no jogo – seja de futebol ou de qualquer outro esporte – uma determinada ação, dependendo das circunstâncias, decide uma vida. Esta é a mensagem implícita nos quatro instigantes contos de Pedro J. Bondaczuk neste pequeno grande livro.Preço: R$ 20,90.

Como comprar:

Pela internet WWW.editorabarauna.com.br – Acessar o link “Como comprar” e seguir as instruções.

Em livraria:

Edição impressa:
1. Em qualquer loja da rede de livrarias Cultura espalhadas pelo País.
2. Livraria Saraiva.
3. Cia. Dos Livros.
4. Amazon

Edição em e-book:
1.     Editora Barauna
2.     Buscapé
3.     Extra
4.     Travessa
5.     Folhashop
6.     Shopping uol       

Acompanhe-me pelo twitter: @bondaczuk  

No comments: