Saturday, January 21, 2017

UM CRÍTICO VULNERÁVEL ÀS CRÍTICAS


Erasmo de Roterdã tinha tudo para ser tratado de forma preconceituosa em seu tempo. E de fato foi. Sua vida era um “prato cheio” para críticos mesquinhos e maldosos, para amantes de mexericos e de intrigas. Por exemplo, a cidade em que nasceu não gozava, então, do prestígio que hoje ostenta, como centro cultural e artístico não apenas da Holanda, mas da Europa. Era vista como localidade atrasada, de mercadores, cúpidos, rudes e incultos (o que estava muito longe da verdade). Seu próprio país de origem sequer existia como Estado independente. Suas terras (boa parte das quais “roubada” do mar), eram disputadas, a ferro e fogo, por senhores feudais, de várias partes da Europa, em intermináveis e sucessivas guerras, que impediam seu desenvolvimento. Tudo o que era construído num período, não tardava em ser destruído a seguir, em ferozes e selvagens batalhas. Para complicar, Erasmo era filho ilegítimo de um padre, o que era razão mais do que suficiente para ser hostilizado por uma sociedade ainda presa a toda a sorte de tabus, preconceitos e falso moralismo. Como se vê, não tinha, pois, o perfil de alguém habilitado a criticar costumes de quem quer que fosse. Nada disso, porém, lhe importou. Seu livro “Elogio à loucura” é um esbanjar de talento, criatividade e capacidade de observação. Em vez de criticar a insanidade social e comportamental do seu tempo, optou por “elogiá-la”, com picardia e inteligência.

@@@@@@@@

Livros que recomendo:

“Poestiagem – Poesia e metafísica em Wilbert Oliveira” (Fortuna crítica)Organizado por Abrahão Costa Andrade, com ensaios de Ester Abreu Vieira de Oliveira, Geyme Lechmer Manes, Joel Cardoso, Joelson Souza, Levinélia Barbosa, Karina de Rezende T. Fleury, Pedro J. Bondaczuk e Rodrigo da Costa Araújo – Contato: opcaoeditora@gmail.com  
“Balbúrdia Literária” José Paulo Lanyi – Contato: jplanyi@gmail.com
“A Passagem dos Cometas” – Edir Araújo – Contato: edir-araujo@hotmail.com
“Boneca de pano” - Edir Araújo – Contato: edir-araujo@hotmail.com
“Águas de presságio”Sarah de Oliveira Passarella – Contato: contato@hortograph.com.br
“Um dia como outro qualquer”Fernando Yanmar Narciso.
“A sétima caverna”Harry Wiese – Contato:  wiese@ibnet.com.br
“Rosa Amarela” – Francisco Fernandes de Araujo – Contato: contato@elo3digital.com.br
“Acariciando esperanças” – Francisco Fernandes de Araujo – Contato: contato@elo3digital.com.br    

O que comprar:

Cronos e Narciso (crônicas, Editora Barauna, 110 páginas) – “Nessa época do eterno presente, em que tudo é reduzido à exaustão dos momentos, este livro de Pedro J. Bondaczuk reaviva a fome de transcendência! (Nei Duclós, escritor e jornalista).Preço: R$ 23,90.

Lance fatal (contos, Editora Barauna, 73 páginas) – Um lance, uma única e solitária jogada, pode decidir uma partida e até um campeonato, uma Copa do Mundo. Assim como no jogo – seja de futebol ou de qualquer outro esporte – uma determinada ação, dependendo das circunstâncias, decide uma vida. Esta é a mensagem implícita nos quatro instigantes contos de Pedro J. Bondaczuk neste pequeno grande livro.Preço: R$ 20,90.

Como comprar:

Pela internetWWW.editorabarauna.com.br – Acessar o link “Como comprar” e seguir as instruções.

Em livraria:

Edição impressa:
1. Em qualquer loja da rede de livrarias Cultura espalhadas pelo País.
2. Livraria Saraiva.
3. Cia. Dos Livros.
4. Amazon

Edição em e-book:
1.     Editora Barauna
2.     Buscapé
3.     Extra
4.     Travessa
5.     Folhashop
6.     Shopping uol       

Acompanhe-me pelo twitter: @bondaczuk 

No comments: