Thursday, July 21, 2016

A MÚSICA QUE ME MARCOU


Sempre que ouço a “Barcarola”, de Jacques Offenbach, vem de imediato à minha memória uma lembrança que até hoje não sei se positiva ou negativa. Explico. Estudei, quando adolescente, em um colégio interno misto e ali me apaixonei, como nunca mais aconteceu com a mesma intensidade, por uma determinada menina. Foi paixão fulminante e avassaladora! Confesso que nunca fui correspondido. Ao adolescente de 16 anos, idade que eu tinha na ocasião, isso pouco (na verdade nada) importava. Estava apaixonadíssimo por ela e isso me bastava. Só a possibilidade de vê-la – nas aulas, no refeitório, no pátio etc. – já me satisfazia. Era, para mim, a visão do próprio paraíso. Não conseguiria descrever o que sentia. Não há palavras para tal. Findo o ano letivo, todavia, e com ele o curso que então eu fazia, veio a separação. Fui para outro colégio, da mesma organização, para onde minha amada não foi. Na recepção aos alunos novatos, na nova escola, no salão nobre da instituição, foram apresentados vários sketchs, declamações de poesia, peças de piano, canto etc. Uma dessas teatralizações baseava-se na tal composição “Barcarola”, de Offenbach, que mencionei. Naquele momento, sentado no auditório, apreciando a apresentação, senti-me sozinho, o homem mais solitário do mundo, abandonado, carente de afeto e, principalmente, tomado por uma saudade e por uma tristeza como nunca antes e nunca depois senti, da minha amada. Disfarçadamente, chorei. E muito. Por isso, essa música, por si só belíssima, não só me trouxe à memória quem tanto amei, como ela própria, a composição de Offenbach, ficou gravada a ferro e fogo, profundamente, para sempre, no fundo da alma. Até hoje, quando a ouço, não consigo me conter. Uma ou mais lágrimas rolam-me face abaixo.

@@@@@@@@@

Presente do Dia dos Pais

Dê ao seu amigão o melhor dos presentes neste Dia dos Pais: presenteie com livros. Dessa forma, você será lembrado não apenas nessa data. Mas em todos ops dias do ano, por anos e anos a fio.

Livros que recomendo:

“Balbúrdia Literária”José Paulo Lanyi – Contato: jplanyi@gmail.com
“A Passagem dos Cometas” – Edir Araújo – Contato: edir-araujo@hotmail.com
“Aprendizagem pelo Avesso”Quinita Ribeiro Sampaio – Contato: ponteseditores@ponteseditores.com.br
“Um dia como outro qualquer” – Fernando Yanmar Narciso.

Com o que presentear:

Cronos e Narciso (crônicas, Editora Barauna, 110 páginas) – “Nessa época do eterno presente, em que tudo é reduzido à exaustão dos momentos, este livro de Pedro J. Bondaczuk reaviva a fome de transcendência! (Nei Duclós, escritor e jornalista).Preço: R$ 23,90.

Lance fatal (contos, Editora Barauna, 73 páginas) – Um lance, uma única e solitária jogada, pode decidir uma partida e até um campeonato, uma Copa do Mundo. Assim como no jogo – seja de futebol ou de qualquer outro esporte – uma determinada ação, dependendo das circunstâncias, decide uma vida. Esta é a mensagem implícita nos quatro instigantes contos de Pedro J. Bondaczuk neste pequeno grande livro.Preço: R$ 20,90.

Como comprar:

Pela internetWWW.editorabarauna.com.br – Acessar o link “Como comprar” e seguir as instruções.

Em livraria

Edição impressa:
1. Em qualquer loja da rede de livrarias Cultura espalhadas pelo País.
2. Livraria Saraiva.
3. Cia. Dos Livros.
4. Amazon

Edição em e-book:
1.     Editora Barauna
2.     Buscapé
3.     Extra
4.     Travessa
5.     Folhashop
6.     Shopping uol       

Acompanhe-me pelo twitter: @bondaczuk 

No comments: