Saturday, December 26, 2015

PERMANENTE ESTADO DE BELIGERÂNCIA

Há pessoas que vivem num permanente estado de beligerância, quer com o próximo, quer com o mundo, quer com elas próprias. Esperam sempre o pior e quando o melhor lhes acontece, não o usufruem, por sequer perceberem o bem que recebem. Não as culpo. Foram condicionadas a isso por uma educação equivocada. Caso sejam religiosas, ainda nutrem alguns fiapos de esperança, mas não no dia a dia. Não na vida (pelo menos a real, concreta, a que conhecemos), mas numa suposta (não sei e ninguém sabe se hipotética e fantasiosa ou não) existência futura. Estes, pelo menos têm um consolo. Mas há quem não creia nem nisso. Ou que creia, mas atribua a Deus (ou aos deuses) todos seus sofrimentos e tribulações. Ou então, culpam uma entidade abstratíssima, que alcunham de “destino”. Tenho em mãos um livro do escritor francês André Gide, intitulado “Os frutos da terra”, em que, em determinado trecho, o ilustre ganhador do Prêmio Nobel de Literatura de 1947 responde a esses renitentes pessimistas, desencantados e (eles sim) alienados. Escreve: “Camarada, não aceites a vida tal qual a propõem os homens. Não cesses de te persuadir que ela poderia ser mais bela, a vida; a tua e a dos outros homens; não uma outra, futura, que nos consolasse desta e nos ajudasse a aceitar sua miséria. Não aceites! Quando começares a compreender que o responsável por todos os males da vida não é Deus, que os responsáveis são os homens, não te conformarás mais com esses males”.        



@@@@@@@@@@

Livros que recomendo:

“Balbúrdia Literária”José Paulo Lanyi – Contato: jplanyi@gmail.com
“A Passagem dos Cometas” – Edir Araújo – Contato: edir-araujo@hotmail.com
“Aprendizagem pelo Avesso”Quinita Ribeiro Sampaio – Contato: ponteseditores@ponteseditores.com.br
“Um dia como outro qualquer” – Fernando Yanmar Narciso.  

O que comprar:

Cronos e Narciso (crônicas, Editora Barauna, 110 páginas) – “Nessa época do eterno presente, em que tudo é reduzido à exaustão dos momentos, este livro de Pedro J. Bondaczuk reaviva a fome de transcendência! (Nei Duclós, escritor e jornalista).Preço: R$ 23,90.

Lance fatal (contos, Editora Barauna, 73 páginas) – Um lance, uma única e solitária jogada, pode decidir uma partida e até um campeonato, uma Copa do Mundo. Assim como no jogo – seja de futebol ou de qualquer outro esporte – uma determinada ação, dependendo das circunstâncias, decide uma vida. Esta é a mensagem implícita nos quatro instigantes contos de Pedro J. Bondaczuk neste pequeno grande livro.Preço: R$ 20,90.

Como comprar:

Pela internetWWW.editorabarauna.com.br – Acessar o link “Como comprar” e seguir as instruções.
Em livraria Em qualquer loja da rede de livrarias Cultura espalhadas pelo País.

Acompanhe-me pelo twitter: @bondaczuk         
  

No comments: