Saturday, December 05, 2015

EXPECTATIVA DE SOBREVIVÊNCIA

Temos, à nossa disposição, desenhos dos nossos semi-selvagens ancestrais, em inúmeras cavernas da Europa, Ásia e Américas. Mas o que as pessoas pintaram, em fases subseqüentes de civilização, por milênios e mais milênios, se perdeu, irremediavelmente, no tempo. Os artistas do passado desconheciam quais as tintas mais duráveis e as maneiras delas não se apagarem. É uma pena. Outra arte que não deixou vestígios, pelo menos de extensíssimas épocas da história, de vários milênios antes da Era Cristã, é a música. Quais os sons que embalavam os nossos ancestrais? Quais foram os seus compositores? Que instrumentos utilizavam? E os cantos corais? Como eram? Quais as melodias que os empolgavam? Também nunca iremos saber. Uma pena! Artistas, felizmente, a humanidade sempre teve em profusão, e em todos os tempos. Espera-se que continue tendo e que tenham mais sorte do que aqueles que tiveram suas obras destruídas. Alguns, do passado remoto, foram felizes. O que fizeram, sobreviveu às mais diversas catástrofes, hecatombes e convulsões políticas e sociais que afligiram os povos. Outros... caíram no mais absoluto esquecimento. Não restou nada, absolutamente nada de concreto para atestar não apenas seu talento, mas, sequer, que existiram.   


@@@@@@@@

Presente de Natal

Dê às pessoas que ama e admira o melhor dos presentes neste Natal: presenteie com livros. Dessa forma, você será lembrado não apenas o ano todo, mas por toda a vida.

Livros que recomendo:

“Balbúrdia Literária”José Paulo Lanyi – Contato: jplanyi@gmail.com
“A Passagem dos Cometas” Edir Araújo – Contato: nenem138@gmail.com
“Aprendizagem pelo Avesso” Quinita Ribeiro Sampaio – Contato: ponteseditores@ponteseditores.com.br
“Um dia como outro qualquer” – Fernando Yanmar Narciso.

Com o que presentear:

Cronos e Narciso (crônicas, Editora Barauna, 110 páginas) – “Nessa época do eterno presente, em que tudo é reduzido à exaustão dos momentos, este livro de Pedro J. Bondaczuk reaviva a fome de transcendência! (Nei Duclós, escritor e jornalista). – Preço: R$ 23,90.

Lance fatal (contos, Editora Barauna, 73 páginas) – Um lance, uma única e solitária jogada, pode decidir uma partida e até um campeonato, uma Copa do Mundo. Assim como no jogo – seja de futebol ou de qualquer outro esporte – uma determinada ação, dependendo das circunstâncias, decide uma vida. Esta é a mensagem implícita nos quatro instigantes contos de Pedro J. Bondaczuk neste pequeno grande livro.Preço: R$ 20,90.

Como comprar:

Pela internetWWW.editorabarauna.com.br – Acessar o link “Como comprar” e seguir as instruções.
Em livrariaEm qualquer loja da rede de livrarias Cultura espalhadas pelo País

Acompanhe-me pelo twitter: @bondaczuk.         

No comments: